Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin

dc.contributor.advisorOliveira, Paula Ramos de [UNESP]
dc.contributor.authorSantana, Eduarda Aleycha Luciano [UNESP]
dc.date.accessioned2023-12-01T19:30:00Z
dc.date.available2023-12-01T19:30:00Z
dc.date.issued2023-09-28
dc.description.abstractO seguinte trabalho, a princípio, descreve o programa, desenvolvido por Matthew Lipman, Filosofia para Crianças. Descreve, também, o programa radiofônico A Hora/Momento da Juventude, destinado às crianças, desenvolvido por Walter Benjamin. Quais são as possíveis aproximações entre eles? Lipman e Benjamin, criam algo inédito, logo, são revolucionários. Crianças e/na filosofia. Até então, algo nunca visto. Embora as propostas sejam diferentes - Lipman sugere um modelo, pronto, a ser percorrido, traz as crianças até ele, Benjamin fala sobre o que acha importante/interessante às crianças, vai até elas - os dois filósofos dão novos sentidos para a infância. A partir, dos caminhos de Lipman e de Benjamin, outros, surgem. Os caminhos de Walter Kohan, e, de Paula Ramos de Oliveira, são exemplos. Podemos dizer, que esses “outros caminhos”, são, um, entre Lipman e Benjamin. Esse entre abre caminhos. Esse entre nos convida a fazer caminhos. Toda a potência de uma filosofia com crianças é colocada em prática, por Kohan e Paula Ramos, em projetos/experiências filosóficos(as). Os grupos de estudos (NEFI/GEPFC), dos dois professores/pesquisadores, em um segundo momento, são apresentados. Os objetivos, trabalhos, propostas, ideias, de tais grupos, são descritos. Por fim, as contribuições, de Lipman/Benjamin, e, do NEFI/GEPFC, para a infância e a filosofia, são, expostas. Experiências (minhas) de estar no, entre, filosofia com crianças, são tecidas. Como é estar no entre? Para nós, o entre, é um modo/forma de vida. Ele, suscita, liberdade. Ele, suscita, o que é autêntico. Estar no entre, portanto, é viver, filosófica, e, infantilmente. Enfim, este trabalho/texto/dissertação, nasce, das minhas experiências/vivências/assombros.pt
dc.description.abstractFollowing this work at first, describes the program developed by Matthew Lipman, Filosofia para Crianças. Also describes, the radio program A Hora/Momento da Juventude, dedicated to children, developed by Walter Benjamin. What are the connections between them? Lipman and Benjamin, created something new, then, are revolutionaries. Children and/at philosophy never seen, until now. Although the proposals are different - Lipman suggests a ready-to-go model, brings the children. Benjamin talks about what he finds important/interesting for children, he goes to them - the two philosophers give new meanings to childhood. From the paths of Lipman and Benjamin others emerged. The paths of Walter Kohan and Paula Ramos de Oliveira are examples. We can say that these “other paths” are one between Lipman and Benjamin. This between opens paths. This in-between invites us to make paths. All the power of a philosophy with children is put into practice, by Kohan and Paula Ramos, in philosophical projects/experiences. The study groups (NEFI/GEPFC) of both professors, researches are presented in a second moment. The goals, work, proposals, ideas of these groups are described. Finally, the contributions of Lipman/Benjamin and NEFI/GEPFC to childhood/philosophy are demonstraded. Experiences (mine) of being in between philosophy with children are woven together. What is it like to be in between? For us, in-between is a way of life. It urges freedom. It raises what is authentic. To be in between, therefore, is to live philosophically and childishly. Therefore, this work/text/dissertation is born from my experiences/astonishments.en
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationSANTANA, Eduarda A. L. Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Araraquara.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251625
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectMatthew Lipmanpt
dc.subjectWalter Benjaminpt
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectEntrept
dc.subjectChildrenen
dc.subjectBetweenen
dc.titleFilosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjaminpt
dc.title.alternativePhilosophy and children: between Matthew Lipman and Walter Benjaminen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isGradProgramOfPublication5d93d45e-2013-46e1-99dc-847fddcfc6c0
relation.isGradProgramOfPublication.latestForDiscovery5d93d45e-2013-46e1-99dc-847fddcfc6c0
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaEstudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e culturapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santana_eal_me_arafcl.pdf
Tamanho:
2.17 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.96 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: