Logotipo do repositório
 

Publicação:
Constituição de saberes dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental em um curso de probabilidade e estatística

dc.contributor.advisorWodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti [UNESP]
dc.contributor.authorPeixoto, Cleibiane Susi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-03-25T11:57:32Z
dc.date.available2025-03-25T11:57:32Z
dc.date.issued2025-02-21
dc.description.abstractCom o objetivo de compreender a constituição de saberes dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao participarem de um curso que contemplou a abordagem teórica e metodológica de Probabilidade e Estatística oferecido na modalidade online, esta pesquisa qualitativa, analisou o curso intitulado "Ensinar e Aprender Probabilidade e Estatística nos Anos Iniciais", realizado com os professores em exercício nos respectivos anos escolares. Sob uma perspectiva crítica da Educação Estatística, o curso centrou-se nos objetos de conhecimento da unidade temática de Probabilidade e Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sugeridos pela BNCC, articulando teoria e prática, contextualizadas na realidade dos participantes. Organizado em 8 módulos, que constituíram os 4 Contextos de Investigação desta pesquisa, o curso foi realizado através das plataformas digitais Google Meet e Google Classroom, utilizando recursos variados (videoaulas, Planilhas Google, WordWall, etc.), via comunicação síncrona e assíncrona. A pesquisadora, desempenhando o duplo papel de investigar e orientar/mediar os módulos, estimulou a interação e colaboração dos professores nas rodas de conversa e atividades práticas, valorizando seus saberes prévios e promovendo a reflexão crítica sobre o ensino de Probabilidade e Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A avaliação da ressignificação e construção de saberes pelos docentes foram contínuas, durante a realização do curso, através da participação em atividades síncronas e assíncronas. A produção dos dados ocorreu à medida que foram se desenvolvendo os módulos, para registro utilizou-se instrumentos como: questionário, atividades síncronas e assíncronas, ambiente virtual de aprendizagem (através de fóruns e chats), observação participante, registros no diário de campo e gravações dos encontros. Os dados foram analisados mediante a triangulação múltipla, combinando 3 métodos que se interrelacionaram e se complementaram: i) fundamentação teórica, que forneceu o embasamento para a realização da pesquisa; ii) procedimentos metodológicos, usados no desenvolvimento dos Contextos de Investigação e iii) dados coletados, interpretados a partir da fundamentação teórica, com foco nos saberes docentes. Os resultados indicaram que a participação no curso online de Probabilidade e Estatística, proporcionou aos professores a oportunidade de mobilizar diferentes saberes relacionados ao tema. Esses saberes, intrinsecamente ligados à formação, trabalho e experiência de vida do docente, não se desenvolveram isoladamente, mas de maneira inter-relacionada. Nesse processo, os professores refletiram criticamente sobre a própria prática, estabelecendo conexões entre suas experiências, o conhecimento que orienta essa prática e a troca com colegas, mobilizando seus saberes prévios, (re)significando-os e construindo outros novos. Essa dinâmica, incentivou os professores a buscarem novos conhecimentos e experimentarem diferentes abordagens pedagógicas, aprimorando o ensino de Probabilidade e Estatística. Nessa direção, conclui-se que o curso não apenas contribuiu para alcançar o objetivo desta pesquisa, mas também impulsionou a qualidade do ensino e aprendizagem de Probabilidade e Estatística nos Anos Iniciais, reafirmando a relevância da formação continuada para o Desenvolvimento Profissional. Este estudo não apenas contribui para o avanço da Educação Matemática e Educação Estatística, como também pode direcionar futuras pesquisas e práticas pedagógicas.pt
dc.description.abstractAiming to understand the constitution of knowledge of elementary school teachers when participating in a course that contemplated the theoretical and methodological approach of Probability and Statistics offered in the online modality, this qualitative research analyzed the course entitled "Teaching and Learning Probability and Statistics in Elementary school", carried out with teachers in service in the respective school years. From a critical perspective of Statistical Education, the course focused on the objects of knowledge of the thematic unit of Probability and Statistics in Elementary school of Elementary School, suggested by the BNCC, articulating theory and practice, contextualized in the reality of the participants. Organized in 8 modules, which constituted the 4 Research Contexts of this research, the course was carried out through the digital platforms Google Meet and Google Classroom, using varied resources (video classes, Google Sheets, WordWall, etc.), via synchronous and asynchronous communication. The researcher, playing the dual role of investigating and guiding/mediating the modules, encouraged interaction and collaboration among teachers in discussion groups and practical activities, valuing their prior knowledge and promoting critical reflection on the teaching of Probability and Statistics in Elementary school of Elementary School. The evaluation of the teachers' resignification and construction of knowledge was continuous throughout the course, through participation in synchronous and asynchronous activities. Data production occurred as the modules were developed, and instruments such as questionnaires, synchronous and asynchronous activities, a virtual learning environment (through forums and chats), participant observation, field diary entries, and recordings of the meetings were used for recording. The data were analyzed using multiple triangulation, combining three interrelated and complementary methods: i) theoretical foundation, which provided the basis for conducting the research; ii) methodological procedures used in the development of the Research Contexts; and iii) data collected, interpreted based on the theoretical basis, with a focus on teaching knowledge. The results indicated that participation in the online Probability and Statistics course provided teachers with the opportunity to mobilize different knowledge related to the topic. This knowledge, intrinsically linked to the teacher's training, work, and life experience, was not developed in isolation, but in an interrelated manner. In this process, teachers reflected critically on their own practice, establishing connections between their experiences, the knowledge that guides this practice, and the exchange with colleagues, mobilizing their previous knowledge, (re)signifying it, and constructing new knowledge. This dynamic encouraged teachers to seek new knowledge and experiment with different pedagogical approaches, improving the teaching of Probability and Statistics. In this sense, it is concluded that the course not only contributed to achieving the objective of this research, but also boosted the quality of teaching and learning of Probability and Statistics in Elementary school, reaffirming the relevance of continuing education for Professional Development. This study not only contributes to the advancement of Mathematics Education and Statistics Education, but can also guide future research and pedagogical practices.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.lattes4854759059623951
dc.identifier.orcid0000-0002-3981-0903
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/295788
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducação estatística críticapt
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept
dc.subjectCompetências estatísticapt
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt
dc.subjectProbabilidade e estatísticapt
dc.subjectCritical statistics educationen
dc.subjectTeacher professional developmenten
dc.subjectOnline teacher trainingen
dc.subjectStatistical researchen
dc.subjectTeaching of probability and statisticsen
dc.titleConstituição de saberes dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental em um curso de probabilidade e estatísticapt
dc.title.alternativeKnowledge constitution of elementary school teachers in a probability and statistics courseen
dc.typeTese de doutoradopt
dcterms.impactEsta pesquisa impacta positivamente os estudos em Educação Matemática e Educação Estatística, resultando na melhoria do ensino e aprendizagem de Probabilidade e Estatística na Educação Básica, sobretudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fomentando a formação de cidadãos mais críticos e preparados para lidar com o mundo da informação.pt
dcterms.impactThis research positively impacts studies in Mathematics Education and Statistics Education, resulting in the improvement of teaching and learning of Probability and Statistics in Basic Education, especially in the Initial Years of Elementary Education, fostering the formation of more critical citizens who are prepared to deal with the world of information.en
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationf1bfbf66-cd5c-42a8-98b1-a0bd253ce012
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf1bfbf66-cd5c-42a8-98b1-a0bd253ce012
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaResolução de problemas e ensino e aprendizagem de matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
peixoto_cs_dr_rcla.pdf
Tamanho:
12.34 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: