Logotipo do repositório
 

Publicação:
Constituição de saberes dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental em um curso de probabilidade e estatística

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Wodewotzki, Maria Lúcia Lorenzetti

Coorientador

Pós-graduação

Educação Matemática - IGCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Com o objetivo de compreender a constituição de saberes dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao participarem de um curso que contemplou a abordagem teórica e metodológica de Probabilidade e Estatística oferecido na modalidade online, esta pesquisa qualitativa, analisou o curso intitulado "Ensinar e Aprender Probabilidade e Estatística nos Anos Iniciais", realizado com os professores em exercício nos respectivos anos escolares. Sob uma perspectiva crítica da Educação Estatística, o curso centrou-se nos objetos de conhecimento da unidade temática de Probabilidade e Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sugeridos pela BNCC, articulando teoria e prática, contextualizadas na realidade dos participantes. Organizado em 8 módulos, que constituíram os 4 Contextos de Investigação desta pesquisa, o curso foi realizado através das plataformas digitais Google Meet e Google Classroom, utilizando recursos variados (videoaulas, Planilhas Google, WordWall, etc.), via comunicação síncrona e assíncrona. A pesquisadora, desempenhando o duplo papel de investigar e orientar/mediar os módulos, estimulou a interação e colaboração dos professores nas rodas de conversa e atividades práticas, valorizando seus saberes prévios e promovendo a reflexão crítica sobre o ensino de Probabilidade e Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A avaliação da ressignificação e construção de saberes pelos docentes foram contínuas, durante a realização do curso, através da participação em atividades síncronas e assíncronas. A produção dos dados ocorreu à medida que foram se desenvolvendo os módulos, para registro utilizou-se instrumentos como: questionário, atividades síncronas e assíncronas, ambiente virtual de aprendizagem (através de fóruns e chats), observação participante, registros no diário de campo e gravações dos encontros. Os dados foram analisados mediante a triangulação múltipla, combinando 3 métodos que se interrelacionaram e se complementaram: i) fundamentação teórica, que forneceu o embasamento para a realização da pesquisa; ii) procedimentos metodológicos, usados no desenvolvimento dos Contextos de Investigação e iii) dados coletados, interpretados a partir da fundamentação teórica, com foco nos saberes docentes. Os resultados indicaram que a participação no curso online de Probabilidade e Estatística, proporcionou aos professores a oportunidade de mobilizar diferentes saberes relacionados ao tema. Esses saberes, intrinsecamente ligados à formação, trabalho e experiência de vida do docente, não se desenvolveram isoladamente, mas de maneira inter-relacionada. Nesse processo, os professores refletiram criticamente sobre a própria prática, estabelecendo conexões entre suas experiências, o conhecimento que orienta essa prática e a troca com colegas, mobilizando seus saberes prévios, (re)significando-os e construindo outros novos. Essa dinâmica, incentivou os professores a buscarem novos conhecimentos e experimentarem diferentes abordagens pedagógicas, aprimorando o ensino de Probabilidade e Estatística. Nessa direção, conclui-se que o curso não apenas contribuiu para alcançar o objetivo desta pesquisa, mas também impulsionou a qualidade do ensino e aprendizagem de Probabilidade e Estatística nos Anos Iniciais, reafirmando a relevância da formação continuada para o Desenvolvimento Profissional. Este estudo não apenas contribui para o avanço da Educação Matemática e Educação Estatística, como também pode direcionar futuras pesquisas e práticas pedagógicas.

Resumo (inglês)

Aiming to understand the constitution of knowledge of elementary school teachers when participating in a course that contemplated the theoretical and methodological approach of Probability and Statistics offered in the online modality, this qualitative research analyzed the course entitled "Teaching and Learning Probability and Statistics in Elementary school", carried out with teachers in service in the respective school years. From a critical perspective of Statistical Education, the course focused on the objects of knowledge of the thematic unit of Probability and Statistics in Elementary school of Elementary School, suggested by the BNCC, articulating theory and practice, contextualized in the reality of the participants. Organized in 8 modules, which constituted the 4 Research Contexts of this research, the course was carried out through the digital platforms Google Meet and Google Classroom, using varied resources (video classes, Google Sheets, WordWall, etc.), via synchronous and asynchronous communication. The researcher, playing the dual role of investigating and guiding/mediating the modules, encouraged interaction and collaboration among teachers in discussion groups and practical activities, valuing their prior knowledge and promoting critical reflection on the teaching of Probability and Statistics in Elementary school of Elementary School. The evaluation of the teachers' resignification and construction of knowledge was continuous throughout the course, through participation in synchronous and asynchronous activities. Data production occurred as the modules were developed, and instruments such as questionnaires, synchronous and asynchronous activities, a virtual learning environment (through forums and chats), participant observation, field diary entries, and recordings of the meetings were used for recording. The data were analyzed using multiple triangulation, combining three interrelated and complementary methods: i) theoretical foundation, which provided the basis for conducting the research; ii) methodological procedures used in the development of the Research Contexts; and iii) data collected, interpreted based on the theoretical basis, with a focus on teaching knowledge. The results indicated that participation in the online Probability and Statistics course provided teachers with the opportunity to mobilize different knowledge related to the topic. This knowledge, intrinsically linked to the teacher's training, work, and life experience, was not developed in isolation, but in an interrelated manner. In this process, teachers reflected critically on their own practice, establishing connections between their experiences, the knowledge that guides this practice, and the exchange with colleagues, mobilizing their previous knowledge, (re)signifying it, and constructing new knowledge. This dynamic encouraged teachers to seek new knowledge and experiment with different pedagogical approaches, improving the teaching of Probability and Statistics. In this sense, it is concluded that the course not only contributed to achieving the objective of this research, but also boosted the quality of teaching and learning of Probability and Statistics in Elementary school, reaffirming the relevance of continuing education for Professional Development. This study not only contributes to the advancement of Mathematics Education and Statistics Education, but can also guide future research and pedagogical practices.

Descrição

Palavras-chave

Educação estatística crítica, Desenvolvimento profissional docente, Competências estatística, Anos iniciais do ensino fundamental, Probabilidade e estatística, Critical statistics education, Teacher professional development, Online teacher training, Statistical research, Teaching of probability and statistics

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação