Publicação: Formação do professor de matemática sobre resolução de problemas: análise de um percurso formativo no âmbito do programa de residência pedagógica
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Oliveira, Raquel Gomes de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT 33004129044P6
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Curso de Doutorado da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) sendo vinculada à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”, tendo como questão: quais as potencialidades da vivência de um percurso formativo, que relacione teoria e prática segundo os pressupostos da Resolução de Problemas como metodologia de ensino da Matemática, para a constituição de conhecimentos do professor de Matemática? O objetivo é investigar implicações da vivência de um percurso formativo, que relacione teoria e prática e seja referenciado pela Resolução de Problemas como metodologia de ensino da Matemática, para a constituição dos conhecimentos do professor de Matemática, participantes do Programa de Residência Pedagógica (RP) do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/UNESP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva-explicativa, com ações metodológicas de uma Pesquisa-Ação. Para tanto, contou-se com a participação de dezesseis estudantes de um curso de licenciatura em Matemática (residentes) e dois professores de Matemática da Educação Básica (professores preceptores), que constituíram um núcleo de Matemática do Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Essa participação ocorreu a partir da vivência de um percurso formativo com foco na Resolução de Problemas como metodologia de ensino da Matemática. Para este estudo foram utilizadas as técnicas ou instrumentos de coleta de dados: vídeos gravados, observação participante, roteiros de estudo, questionário e notas de campo. Os dados coletados foram organizados e tabulados tendo como procedimento a técnica de análise de conteúdo. A análise dos dados foi realizada buscando a articulação entre os mesmos com base no referencial teórico utilizado e em pesquisas relacionadas ao tema. Os resultados apontaram que estudos teóricos realizados no percurso formativo, sobre pressupostos da Resolução de Problemas como metodologia de ensino, ampliou o referencial teórico colocado em prática nos momentos de elaboração do plano de aula e da regência. Durante as etapas realizadas, os momentos de reflexão sobre cada uma das atividades proporcionaram crescimento do grupo e visão crítica dos conhecimentos que estavam sendo mobilizados e daqueles que precisavam ser construídos. Ainda, de acordo com os resultados, é possível compreender, que no processo formativo, analisado nessa pesquisa, a vivência de atividades práticas, referenciadas por pressupostos da Resolução de Problemas, como metodologia de ensino, possibilitou tanto a reelaboração como a constituição de conhecimentos especializados do professor de Matemática, tais como: conhecimentos dos tópicos matemáticos, conhecimento do ensino de Matemática e conhecimento das características de aprendizagem da Matemática. Portanto, conclui-se que, desde a formação inicial, a formação de professores sobre Resolução de Problemas pode ser considerada como um favorável contexto de elaboração de conhecimentos docentes.
Resumo (inglês)
This research was carried out at the Postgraduate Program in Education
PhD Course at the
Faculty of Sciences and Technology São Paulo State University (FCT/UNESP), linked to the
resear ch line " Pra ctices and Formative Processes in Education". The research question is:
What are the potentialities of a training path that relates theory and practice according to the
assumptions of Problem Solving as a methodology for teaching Mathematics, f or the
co nst itution of Mathematics teachers' knowledge? The aim is to investigate the implications
of experiencing a training course that links theory and practice and is referenced by Problem
Solving as a teaching methodology for Mathematics, for the cons titution of the knowledge of
Mathematics teachers participanting in the Pedagogical Residency Program (PR) of the
Mathematics Degree course at FCT/UNESP. This is a qualitative, descriptive explanatory
study, with methodological actions of Action Research. To this e nd, the research involved the
participation of sixteen Mathematics undergraduate students (residents) and two Basic
Education Mathematics teachers (preceptor teachers), who constituted a Mathematics nucleus
of the Pedagogical Residency Program run by the C oor dination for the Improvement of
Higher Education Personnel (CAPES). This participation took place through the experience of
a training path focused on Problem Solving as a teaching methodology for Mathematics. The
following data collection tech niques or in struments were used for this study: recorded videos,
participant observation, study scripts, questionnaires, and field notes. The collected data were
organized and tabulated using the content analysis technique. The data was analyzed in order
t o articul ate them based on the theoretical framework used and research related to the theme.
The results showed that theoretical studies carried out during the training path, on the
assumptions of Problem Solving as a teaching methodology, extended the the oretical
fra mework put into practice during the preparation of the lesson plan and the regency. During
the stages carried out, the moments of reflection on each of the activities provided growth for
the group and a critical view of the knowledge that was b eing mobi liz ed and that which
needed to be built. According to the results, it is also possible to understand that in the
training process analyzed in this research, the experience of practical activities, referenced by
the assumptions of Problem Solving a s a teach ing methodology, enabled both the re
elaboration and the constitution of specialized knowledge of the mathematics teacher, such as:
knowledge of mathematical topics, knowledge of mathematics teaching and knowledge of the
characteristics of mathema tics lear nin g. Therefore, it can be concluded that, since initial
training, teacher training in Problem Solving can be considered a favorable context for the
elaboration of teaching knowledge.
Descrição
Palavras-chave
Ensino e aprendizagem da matemática, Formação de professores, Conhecimento docente, Resolução de problemas, Residência pedagógica, Mathematics teaching and learning, Teachers training, Teaching knowledge, Problem Solving, Pedagogical residency
Idioma
Português
Como citar
RODRIGUES, Érika Aparecida Navarro. Formação do professor de matemática sobre resolução de problemas: análise de um percurso formativo no âmbito do programa de residência pedagógica. Orientador: Raquel Gomes de Oliveira. 2024. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.