Publicação: Corpo e escola: o cuidado de si como atitude moderna
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (espanhol)
Presentamos los resultados de nuestros estudios entre los procesos educacionales y los procesos de subjetivacion. Lo relacionamos con la dificultad que los educadores tienen de mover el cuerpo del lugar de lo que enseña al lugar de aquellos que aprenden. Hemos estudiado las implicaciones del cuerpo en el proceso educativo y sugerimos una “actitud moderna” por el “cuidado de sí mismo” con el apoyo de Foucault, como la acción del educador que “cuida” del estudiante.
Resumo (português)
Apresentamos os resultados dos nossos estudos entre os processos educacionais e processos de subjetivação. Associamos este fato com a dificuldade dos educadores deslocarem o corpo do lugar de quem ensina para o lugar de quem aprende. Estudamos as implicações do corpo nos processos educacionais e sugerimos uma “atitude moderna” a partir do “cuidado de si”, apoiados em Foucault, como a ação do educador que “toma partido” do educando.
Descrição
Palavras-chave
Cuerpo, Escuela, Cuidado de sí mismo, Actitud moderna, Corpo, Escola, Cuidado de si, Atitude Moderna
Idioma
Português
Como citar
Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 19, p. 4-24, 2013.