Logotipo do repositório
 

Publicação:
Corpo e escola: o cuidado de si como atitude moderna

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (espanhol)

Presentamos los resultados de nuestros estudios entre los procesos educacionales y los procesos de subjetivacion. Lo relacionamos con la dificultad que los educadores tienen de mover el cuerpo del lugar de lo que enseña al lugar de aquellos que aprenden. Hemos estudiado las implicaciones del cuerpo en el proceso educativo y sugerimos una “actitud moderna” por el “cuidado de sí mismo” con el apoyo de Foucault, como la acción del educador que “cuida” del estudiante.

Resumo (português)

Apresentamos os resultados dos nossos estudos entre os processos educacionais e processos de subjetivação. Associamos este fato com a dificuldade dos educadores deslocarem o corpo do lugar de quem ensina para o lugar de quem aprende. Estudamos as implicações do corpo nos processos educacionais e sugerimos uma “atitude moderna” a partir do “cuidado de si”, apoiados em Foucault, como a ação do educador que “toma partido” do educando.

Descrição

Palavras-chave

Cuerpo, Escuela, Cuidado de sí mismo, Actitud moderna, Corpo, Escola, Cuidado de si, Atitude Moderna

Idioma

Português

Como citar

Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 19, p. 4-24, 2013.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação