Logotipo do repositório
 

Publicação:
Corpo e escola: o cuidado de si como atitude moderna

dc.contributor.authorCinto, Gregory de Jesus [UNESP]
dc.contributor.authorDias, Romualdo [UNESP]
dc.contributor.authorMonteiro, Sueli Aparecida Itman [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:10Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:10Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractPresentamos los resultados de nuestros estudios entre los procesos educacionales y los procesos de subjetivacion. Lo relacionamos con la dificultad que los educadores tienen de mover el cuerpo del lugar de lo que enseña al lugar de aquellos que aprenden. Hemos estudiado las implicaciones del cuerpo en el proceso educativo y sugerimos una “actitud moderna” por el “cuidado de sí mismo” con el apoyo de Foucault, como la acción del educador que “cuida” del estudiante.es
dc.description.abstractApresentamos os resultados dos nossos estudos entre os processos educacionais e processos de subjetivação. Associamos este fato com a dificuldade dos educadores deslocarem o corpo do lugar de quem ensina para o lugar de quem aprende. Estudamos as implicações do corpo nos processos educacionais e sugerimos uma “atitude moderna” a partir do “cuidado de si”, apoiados em Foucault, como a ação do educador que “toma partido” do educando.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent4-24
dc.identifierhttp://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/9036
dc.identifier.citationRevista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 19, p. 4-24, 2013.
dc.identifier.fileISSN1679-8775-2013-19-04-24.pdf
dc.identifier.issn1679-8775
dc.identifier.lattes0401143132924259
dc.identifier.lattes3721516466846399
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124572
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Sul-Americana de Filosofia e Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectCuerpoes
dc.subjectEscuelaes
dc.subjectCuidado de sí mismoes
dc.subjectActitud modernaes
dc.subjectCorpopt
dc.subjectEscolapt
dc.subjectCuidado de sipt
dc.subjectAtitude Modernapt
dc.titleCorpo e escola: o cuidado de si como atitude modernapt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0401143132924259
unesp.author.lattes3721516466846399
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1679-8775-2013-19-04-24.pdf
Tamanho:
135.46 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format