Música coral da Grande Guerra (1914-1918): influência do contexto de produção em obras dedicadas inglesas (1913-1936)
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Castagna, Paulo 

Coorientador
Benedetti, Danieli Verônica Longo 

Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Trata dos legados artísticos, políticos e educacionais construídos em torno e por meio do contexto de produção da Música Coral em Obras Dedicadas (1913-1936) à Grande Guerra (1914-1918). A partir da Análise de Conteúdo (Bardin) foram reunidas fontes primárias e secundárias em periódicos, obras musicais, tratados, cartas e material bibliográfico relevante, para viabilizar a Análise do Discurso que apontasse a compreensão dos próprios artístas quanto o seu papel na disputa nacionalista do conflito. Foram recolhidas e expostas informações sobre os eventos de estreia e a relação com a guerra das obras e compositores que realizaram os cenotáfios sonoros Dirge for two Veterans (1914) da cantata Dona Nobis Pacem (1936) de Ralph Vaughan Williams (1872-1958), For the Fallen Op. 51 (1915) de Cyril Rootham (1875-1938), Requiem (1913-1916) de Frederick Delius (1862-1934), The Spirit of England Op. 80 (1916) de Edward Elgar (1857-1934), Ode to Death (1919) de Gustav Holst (1874-1934), A World Requiem (1919-1921) de John Foulds (1880-1939), Morning Heroes (1930) de Arthur Bliss (1891-1975). As elocuções desses compositores acerca de temas como nacionalismo, folksongs, estética musical, herança cultural e outros temas foram discutidas. Uma análise temática com partitura ilustrada da obra For the Fallen foi fornecida. Observou-se que o repertório musical dedicado a eventos politicamente relevantes, capazes de mobilizar esforços coletivos, serve como fonte para analisar manobras sociais e a seleção de narrativas que estabelecem princípios de aquisição de prestígio que auxilia a justificar a identidade de uma comunidade estudada. Essas expressões artísticas refletem um modo de acúmulo de prestígio por meio de escolha de versões narrativas que os próprios agentes culturais consideram dignas de consolidação, constituindo um dos elementos presentes em dinâmicas de dependência cultural a partir da seleção, assimilação e reinterpretação de tradições pertinentes aos interesses de indivíduos e nações envolvidos no conflito.
Resumo (inglês)
It addresses the artistic, political, and educational legacies constructed around and through the context of Choral Music in Dedicated Works (1913–1936) for the Great War (1914–1918). Using Content Analysis (Bardin), primary and secondary sources were gathered—including periodicals, musical works, treatises, letters, and relevant bibliographic material—to enable a Discourse Analysis that would reveal the artists’ own understanding of their role in the nationalist struggle of the conflict. Information was collected and presented on the premiere events and the wartime connections of the works and composers who created the sonic cenotaphs: Dirge for Two Veterans (1914) from the cantata Dona Nobis Pacem (1936) by Ralph Vaughan Williams (1872–1958); For the Fallen, Op. 51 (1915) by Cyril Rootham (1875–1938); Requiem (1913–1916) by Frederick Delius (1862–1934); The Spirit of England, Op. 80 (1916) by Edward Elgar (1857–1934); Ode to Death (1919) by Gustav Holst (1874–1934); A World Requiem (1919–1921) by John Foulds (1880–1939); Morning Heroes (1930) by Arthur Bliss (1891–1975). The composers statements on themes such as nationalism, folksongs, musical aesthetics, cultural heritage, and others were discussed. A thematic analysis with a notated score of For the Fallen was provided. It was observed that musical repertoire dedicated to politically significant events—capable of mobilizing collective efforts—serves as a source for analyzing social maneuvers and the selection of narratives that establish principles of prestige acquisition, aiding in justifying the identity of the studied community. These artistic expressions reflect a mode of prestige accumulation through the choice of narrative versions that cultural agents themselves deem worthy of consolidation, constituting one of the elements present in cultural dependency dynamics. This process arises from the selection, assimilation, and reinterpretation of traditions relevant to the interests of individuals and nations involved in the conflict.
Descrição
Palavras-chave
Música coral - Inglaterra - Séc. XX, Música - Análise, apreciação, Nacionalismo na música, Simbolismo na música, Música - Séc. XX - História e crítica, Compositores - Inglaterra - Séc. XX, Guerra Mundial - 1914-1918
Idioma
Português
Citação
PEDROZO, Willian Gomes. Música coral da Grande Guerra (1914-1918): influência do contexto de produção em obras dedicadas inglesas (1913-1936). Orientador: Paulo Augusto Castagna. 2025. 200 f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo, 2025.

