Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Tutor de IA conversacional para o aprendizado de inglês

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Papa, João Paulo

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Ciência da Computação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um tutor de inteligência artificial conversacional para o aprendizado de inglês, focado em falantes de português. O projeto aborda as limitações das abordagens puramente neurais no ensino, que carecem de precisão e personalização, bem como o alto custo e latência da arquitetura multiagente tradicional. A solução proposta é uma arquitetura composta por um pipeline de processamento em camadas implementado em LangGraph para análise gramatical, e um agente central unificado (AFM) que adota o paradigma Chain-of-Agents (CoA). Este agente simula internamente a colaboração de múltiplos agentes com diferentes papéis a fim de estabelecer raciocínios complexos com eficiência. O sistema integra tanto ferramentas simbólicas como o LanguageTool para validação gramatical determinística, quanto neurais para análise semântica, sendo implementado como um aplicativo móvel cliente usando React Native, e servidor em FastAPI. A eficiência da arquitetura foi validada frente aos pilares do framework OAgents e como resultado o trabalho entrega uma ferramenta pedagógica de baixa latência e com menor custo do que a abordagem multiagente tradicional, sendo capaz de oferecer correções instantâneas, proporcionando um ambiente seguro para a prática conversacional.

Resumo (inglês)

This work presents the development of a conversational artificial intelligence tutor for English language learning, focused on Portuguese speakers. The project addresses the limitations of purely neural approaches in education, which lack precision and personalization, as well as the high cost and latency of traditional multi-agent architectures. The proposed solution is an architecture composed of a layered processing pipeline implemented using LangGraph for grammatical analysis, and a unified central agent (AFM) that adopts the Chain-of-Agents (CoA) paradigm. This agent internally simulates the collaboration of multiple agents with different roles to efficiently perform complex reasoning. The system integrates both symbolic tools, such as LanguageTool for deterministic grammatical validation, and neural tools for semantic analysis. It is implemented as a client mobile application using React Native and a server in FastAPI. The architecture’s efficiency was validated against the pillars of the OAgents framework. As a result, the work delivers a pedagogical tool with low latency and lower cost than the traditional multi-agent approach, capable of offering instant corrections and providing a safe environment for conversational practice.

Descrição

Palavras-chave

Inteligência artificial, Processamento de linguagem natural, Arquiteturas de agentes, Tutores de IA, Artificial intelligence, Natural language processing, Agent architectures

Idioma

Português

Citação

ANGELO, Luis Felipe Muniz de. Tutor de IA conversacional para o aprendizado de inglês. 2025. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Item type:Curso de graduação,

Programas de pós-graduação