Publicação: Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década - 2012 a 2022
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Autores
Orientador
Adam, Joyce Mary 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho faz uma contextualização histórica da trajetória da educação de jovens e adultos no Brasil, com o objetivo de evidenciar e refletir acerca das políticas públicas e sua efetividade no cenário educacional. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental analisadas através do método de análise de conteúdo, de forma a atribuir significados aos discursos em sua essência. A Educação de jovens e adultos é uma das modalidades da educação básica, sendo destinada a sujeitos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria, que por diversos motivos evadiram a escola regular ou nunca tiveram acesso a mesma. Buscando garantir o direito à educação para todos a EJA é uma política pública que se faz necessária diante do contexto educacional brasileiro, entretanto é marcada por políticas públicas descontínuas e fragmentadas, não sendo prioridade nas agendas governamentais, além de ser uma modalidade que é fruto de um sistema educacional excludente que produz o próprio público da EJA. É necessário refletir acerca de sua trajetória para compreender a modalidade no contexto atual e construir novos olhares e estratégias.
Resumo (inglês)
The present work presents a historical context of the trajectory of youth and adult education in Brazil, with the aim of highlighting and reflecting on public policies and their evolution in the educational scenario. For that, a bibliographical and documentary review was carried out using the content analysis method, in order to attribute meanings to the speeches in their essence. Education for young people and adults is one of the modalities of basic education, aimed at subjects who did not have access to or continue their studies in Elementary and Secondary Education at their appropriate age, who, for various reasons, dropped out of regular school or never had access to it. Seeking to guarantee the right to education for all, YAE is a public policy that is necessary in the face of the Brazilian educational context, however it is marked by discontinuous and fragmented public policies, not being a priority on government agendas, in addition to being a modality that is the result of an exclusionary educational system that produces the YAE public itself. It is necessary to reflect on its trajectory to understand the modality in the current context and build new perspectives and strategies.
Descrição
Palavras-chave
Educação de jovens e adultos, Políticas públicas, Trajetória da EJA, Direito a educação, Youth and adult education, Public policies, Trajectory YAE, Education as a right
Idioma
Português