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Publicação:
Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década - 2012 a 2022

dc.contributor.advisorAdam, Joyce Mary [UNESP]
dc.contributor.authorRalio, Alessandra Francisco
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-07-06T00:15:13Z
dc.date.available2023-07-06T00:15:13Z
dc.date.issued2023-06-07
dc.description.abstractO presente trabalho faz uma contextualização histórica da trajetória da educação de jovens e adultos no Brasil, com o objetivo de evidenciar e refletir acerca das políticas públicas e sua efetividade no cenário educacional. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental analisadas através do método de análise de conteúdo, de forma a atribuir significados aos discursos em sua essência. A Educação de jovens e adultos é uma das modalidades da educação básica, sendo destinada a sujeitos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria, que por diversos motivos evadiram a escola regular ou nunca tiveram acesso a mesma. Buscando garantir o direito à educação para todos a EJA é uma política pública que se faz necessária diante do contexto educacional brasileiro, entretanto é marcada por políticas públicas descontínuas e fragmentadas, não sendo prioridade nas agendas governamentais, além de ser uma modalidade que é fruto de um sistema educacional excludente que produz o próprio público da EJA. É necessário refletir acerca de sua trajetória para compreender a modalidade no contexto atual e construir novos olhares e estratégias.pt
dc.description.abstractThe present work presents a historical context of the trajectory of youth and adult education in Brazil, with the aim of highlighting and reflecting on public policies and their evolution in the educational scenario. For that, a bibliographical and documentary review was carried out using the content analysis method, in order to attribute meanings to the speeches in their essence. Education for young people and adults is one of the modalities of basic education, aimed at subjects who did not have access to or continue their studies in Elementary and Secondary Education at their appropriate age, who, for various reasons, dropped out of regular school or never had access to it. Seeking to guarantee the right to education for all, YAE is a public policy that is necessary in the face of the Brazilian educational context, however it is marked by discontinuous and fragmented public policies, not being a priority on government agendas, in addition to being a modality that is the result of an exclusionary educational system that produces the YAE public itself. It is necessary to reflect on its trajectory to understand the modality in the current context and build new perspectives and strategies.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/244414
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação de jovens e adultospt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.subjectTrajetória da EJApt
dc.subjectDireito a educaçãopt
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectTrajectory YAEen
dc.subjectEducation as a righten
dc.titlePolíticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década - 2012 a 2022pt
dc.title.alternativeYouth and Adult Education public policies: a decade of analysis - 2012 to 2022en
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBpt

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