Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação em sexualidade: significâncias e sentidos nas redes sociais

dc.contributor.advisorRossi, Celia Regina [UNESP]
dc.contributor.authorBonaldo, Mariana [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:57:35Z
dc.date.available2021-03-10T12:57:35Z
dc.date.issued2018-12-17
dc.description.abstractNot availableen
dc.description.abstractApesar de ser um tema transversal proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a sexualidade no ambiente escolar é majoritariamente vista como obrigação dos professores de Ciências da Natureza e Biologia e não de toda a comunidade escolar. Esses professores chegam à sala de aula despreparados para lidar com discussões acerca dessa temática, que não está presente na maior parte dos currículos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, fazendo com que as aulas de educação em sexualidade sejam embasadas em teorias com um caráter altamente biológico e morfológico, ignorando a sexualidade humana enquanto tarefa de natureza sócio-histórica e delegando a tarefa de educar sobre sexualidade à meios menos confiáveis - como programas televisivos e a Internet. Com o acesso cada vez mais recorrente às redes sociais, é impossível ignorá-las como parte de uma nova configuração de construção do sujeito e dos processos de geração, articulação e difusão do conhecimento. Neste estudo, baseado na perspectiva de que a persona on-line é uma extensão da identidade dos indivíduos, buscamos estudar, refletir e analisar os discursos sobre gênero, sexualidade, orientação sexual e os papéis sexuais contidos em comentários de páginas de notícias da rede social Facebook, relacionando-os com as significâncias e sentidos formados sobre o assunto. O estudo destaca com essas análises, a importância de toda a comunidade escolar - e em especial do professor de Ciências e Biologia - na construção e reconstrução dessas concepções, dentro de uma vertente mais social, histórica e antropológicapt
dc.format.extent40 f.
dc.identifier.aleph990009181470206341
dc.identifier.citationBONALDO, Mariana. Educação em sexualidade: significâncias e sentidos nas redes sociais. 2018. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-07-19/000918147.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/203571
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectEducação sexualpt
dc.subjectRedes sociais on-linept
dc.subjectSexopt
dc.subjectEscolaspt
dc.subjectFacebook (Recursos eletrônicos)pt
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt
dc.titleEducação em sexualidade: significâncias e sentidos nas redes sociaispt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5048619255003350[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-2903-4955[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000918147.pdf
Tamanho:
397.86 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format