Publicação: O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança
dc.contributor.advisor | Alves, Flávio Soares [UNESP] | |
dc.contributor.author | Féres, Nara [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T18:22:36Z | |
dc.date.available | 2018-08-30T18:22:36Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | No contexto do desenvolvimento e da aprendizagem na infância, a dança é considerada por muitos pesquisadores como uma prática de extrema importância, pois proporciona o aprimoramento de inúmeros aspectos que, em última análise, potencializam a psicomotricidade da criança. A partir desta ideia, o objetivo desta pesquisa foi compreender como as práticas de iniciação à dança na infância potencializam o aprimoramento psicomotor, para tanto, interessou-nos dar especial atenção aos aspectos relativos ao despertar do ritmo e da consciência corporal. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que buscou referências sobre ritmo, consciência corporal, psicomotricidade e dança na infância para compor discussões acerca das dimensões educacionais das práticas de iniciação em dança na infância. Partimos do pressuposto que o despertar desses aspectos (intensamente trabalhados nas práticas de iniciação à dança) reverberam para além da dança, afetando positivamente as aprendizagens na infância. Neste sentido, as vivências com ritmo e consciência corporal ajudam a reforçar as bases, por sobre as quais, se edifica a iniciação e o aprimoramento artístico e desportivo, o que justifica a importância desta prática como conteúdo fundamental nas aulas de Educação Física na infância | pt |
dc.format.extent | 31 f. | |
dc.identifier.aleph | 000887323 | |
dc.identifier.citation | FÉRES, Nara. O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança. 2016. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887323.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/155654 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Dança | pt |
dc.subject | Infância | pt |
dc.subject | Somestesia | pt |
dc.subject | Ritmo | pt |
dc.title | O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Física - IGCE | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1