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Publicação:
O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança

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Data

Orientador

Alves, Flávio Soares

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Física - IGCE

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

No contexto do desenvolvimento e da aprendizagem na infância, a dança é considerada por muitos pesquisadores como uma prática de extrema importância, pois proporciona o aprimoramento de inúmeros aspectos que, em última análise, potencializam a psicomotricidade da criança. A partir desta ideia, o objetivo desta pesquisa foi compreender como as práticas de iniciação à dança na infância potencializam o aprimoramento psicomotor, para tanto, interessou-nos dar especial atenção aos aspectos relativos ao despertar do ritmo e da consciência corporal. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que buscou referências sobre ritmo, consciência corporal, psicomotricidade e dança na infância para compor discussões acerca das dimensões educacionais das práticas de iniciação em dança na infância. Partimos do pressuposto que o despertar desses aspectos (intensamente trabalhados nas práticas de iniciação à dança) reverberam para além da dança, afetando positivamente as aprendizagens na infância. Neste sentido, as vivências com ritmo e consciência corporal ajudam a reforçar as bases, por sobre as quais, se edifica a iniciação e o aprimoramento artístico e desportivo, o que justifica a importância desta prática como conteúdo fundamental nas aulas de Educação Física na infância

Descrição

Palavras-chave

Dança, Infância, Somestesia, Ritmo

Idioma

Português

Como citar

FÉRES, Nara. O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança. 2016. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.

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