Logotipo do repositório
 

Publicação:
Teatro de animação no ensino fundamental - anos iniciais: uma metodologia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro

Coorientador

Pós-graduação

Docência para a Educação Básica - FC 33004056091P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O Teatro de Animação, desde tempos longínquos, é uma linguagem artística que inclui o Teatro de Bonecos, o Teatro de Máscaras, o Teatro de Sombras, o Teatro de Objetos. Foi veículo de transmissão de conhecimento, manifestação religiosa e prática artística. Em algum momento de sua história, o Teatro de Animação praticado nas escolas ganhou o adjetivo de “teatrinho”, ocupando o lado oposto daquele praticado como arte digna de ocupar os palcos. Esta constatação e a percepção da necessidade de união entre estas dualidades, provocou o questionamento que deu origem a esta pesquisa: pode o Teatro de Animação ser abordado em uma metodologia que reúna práticas artístico-pedagógicas, com os estudantes do Ensino Fundamental I? Em resposta a este questionamento, o objetivo geral da pesquisa é reconectar o Teatro de Animação enquanto arte e enquanto meio transmissor de conhecimentos nas práticas com o Ensino Fundamental I. Utilizando a abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada em uma Escola de Ensino Fundamental I de Bauru, de região periférica, com alunos de uma turma de 2º ano e uma turma de 4º ano, durante dois semestres letivos, através de atividades desenvolvidas com a docente e posteriormente aplicada por esta com os estudantes. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários de avaliação prévia e parcial, entrevista prévia e ao final do processo. Os registros das atividades realizadas pela pesquisadora com a professora e das atividades que foram replicadas pela docente com as crianças, ocorreram em fotos e vídeos e foram instrumentos indicadores para avaliar a pesquisa. O último objetivo específico foi a criação do e-book voltado ao aluno composto por livro teórico-prático sobre Teatro de Animação, que explora a linguagem e o processo de ensino-aprendizagem, tendo o professor como mediador. O Teatro de Animação é um conjunto de linguagens artísticas, um jeito de fazer Teatro que capacita e desenvolve o potencial criativo e artístico da criança.

Resumo (inglês)

The Puppet Theater, since ancient times, is an artistic language that includes the Puppetry, the Mask Theater, the Shadow Theater, and the Theater of Objects. It was a vehicle for knowledge sharing, religious expression, and artistic practice. At some point in its history, the Puppet Theater practiced in schools gained the adjective of “little theater”, occupying the opposite side of that practiced as an art worthy of occupying the stage. This observation and the perception of the need for union between these dualities, provoked the question that gave rise to this research: can Puppet Theater be approached in a methodology that brings together artistic pedagogical practices, with Elementary School students? In response to this question, the general objective of this research is to reconnect Puppet Theater as an art and as a means of transmitting knowledge in practices with Elementary School I. Using the qualitative approach, the research was conducted in an Elementary School in Bauru, from a peripheral region, with students from a 2nd-year class and a 4th year class, during two academic semesters, through activities developed with the teacher and later applied by her with the students. The instruments used for data collection were preliminary and partial evaluation questionnaires, prior interviews, and at the end of the process. The records of the activities carried out by the researcher with the teacher and the activities that were replicated by the teacher with the children took place in photos and videos and were indicative instruments to evaluate the research. The last specific objective was the creation of an e-book aimed at students composed of a theoretical-practical book on Puppet Theater, which explores language and the teaching-learning process, with the teacher as mediator. Puppet Theater is a set of artistic languages, a way of doing Theater that empowers and develops the child's creative and artistic potential.

Descrição

Palavras-chave

Teatro de animação, Ensino aprendizagem, Ensino fundamental, Jogos

Idioma

Português

Como citar

LOPES, S. R. Teatro de animação no ensino fundamental - anos iniciais; uma metodologia. 2023. 138p. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação