Publicação: Teatro de animação no ensino fundamental - anos iniciais: uma metodologia
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para a Educação Básica - FC 33004056091P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O Teatro de Animação, desde tempos longínquos, é uma linguagem artística que inclui o Teatro de Bonecos, o Teatro de Máscaras, o Teatro de Sombras, o Teatro de Objetos. Foi veículo de transmissão de conhecimento, manifestação religiosa e prática artística. Em algum momento de sua história, o Teatro de Animação praticado nas escolas ganhou o adjetivo de “teatrinho”, ocupando o lado oposto daquele praticado como arte digna de ocupar os palcos. Esta constatação e a percepção da necessidade de união entre estas dualidades, provocou o questionamento que deu origem a esta pesquisa: pode o Teatro de Animação ser abordado em uma metodologia que reúna práticas artístico-pedagógicas, com os estudantes do Ensino Fundamental I? Em resposta a este questionamento, o objetivo geral da pesquisa é reconectar o Teatro de Animação enquanto arte e enquanto meio transmissor de conhecimentos nas práticas com o Ensino Fundamental I. Utilizando a abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada em uma Escola de Ensino Fundamental I de Bauru, de região periférica, com alunos de uma turma de 2º ano e uma turma de 4º ano, durante dois semestres letivos, através de atividades desenvolvidas com a docente e posteriormente aplicada por esta com os estudantes. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários de avaliação prévia e parcial, entrevista prévia e ao final do processo. Os registros das atividades realizadas pela pesquisadora com a professora e das atividades que foram replicadas pela docente com as crianças, ocorreram em fotos e vídeos e foram instrumentos indicadores para avaliar a pesquisa. O último objetivo específico foi a criação do e-book voltado ao aluno composto por livro teórico-prático sobre Teatro de Animação, que explora a linguagem e o processo de ensino-aprendizagem, tendo o professor como mediador. O Teatro de Animação é um conjunto de linguagens artísticas, um jeito de fazer Teatro que capacita e desenvolve o potencial criativo e artístico da criança.
Resumo (inglês)
The Puppet Theater, since ancient times, is an artistic language that includes the
Puppetry, the Mask Theater, the Shadow Theater, and the Theater of Objects. It was
a vehicle for knowledge sharing, religious expression, and artistic practice. At some
point in its history, the Puppet Theater practiced in schools gained the adjective of
“little theater”, occupying the opposite side of that practiced as an art worthy of
occupying the stage. This observation and the perception of the need for union
between these dualities, provoked the question that gave rise to this research: can
Puppet Theater be approached in a methodology that brings together artistic pedagogical practices, with Elementary School students? In response to this
question, the general objective of this research is to reconnect Puppet Theater as an
art and as a means of transmitting knowledge in practices with Elementary School I.
Using the qualitative approach, the research was conducted in an Elementary School
in Bauru, from a peripheral region, with students from a 2nd-year class and a 4th year class, during two academic semesters, through activities developed with the
teacher and later applied by her with the students. The instruments used for data
collection were preliminary and partial evaluation questionnaires, prior interviews,
and at the end of the process. The records of the activities carried out by the
researcher with the teacher and the activities that were replicated by the teacher with
the children took place in photos and videos and were indicative instruments to
evaluate the research. The last specific objective was the creation of an e-book
aimed at students composed of a theoretical-practical book on Puppet Theater,
which explores language and the teaching-learning process, with the teacher as
mediator. Puppet Theater is a set of artistic languages, a way of doing Theater that
empowers and develops the child's creative and artistic potential.
Descrição
Palavras-chave
Teatro de animação, Ensino aprendizagem, Ensino fundamental, Jogos
Idioma
Português
Como citar
LOPES, S. R. Teatro de animação no ensino fundamental - anos iniciais; uma metodologia. 2023. 138p. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023.