Logotipo do repositório
 

Publicação:
Teatro de animação no ensino fundamental - anos iniciais: uma metodologia

dc.contributor.advisorKobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
dc.contributor.authorLopes, Susan Renata
dc.date.accessioned2023-10-24T12:19:57Z
dc.date.available2023-10-24T12:19:57Z
dc.date.issued2023-08-29
dc.description.abstractO Teatro de Animação, desde tempos longínquos, é uma linguagem artística que inclui o Teatro de Bonecos, o Teatro de Máscaras, o Teatro de Sombras, o Teatro de Objetos. Foi veículo de transmissão de conhecimento, manifestação religiosa e prática artística. Em algum momento de sua história, o Teatro de Animação praticado nas escolas ganhou o adjetivo de “teatrinho”, ocupando o lado oposto daquele praticado como arte digna de ocupar os palcos. Esta constatação e a percepção da necessidade de união entre estas dualidades, provocou o questionamento que deu origem a esta pesquisa: pode o Teatro de Animação ser abordado em uma metodologia que reúna práticas artístico-pedagógicas, com os estudantes do Ensino Fundamental I? Em resposta a este questionamento, o objetivo geral da pesquisa é reconectar o Teatro de Animação enquanto arte e enquanto meio transmissor de conhecimentos nas práticas com o Ensino Fundamental I. Utilizando a abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada em uma Escola de Ensino Fundamental I de Bauru, de região periférica, com alunos de uma turma de 2º ano e uma turma de 4º ano, durante dois semestres letivos, através de atividades desenvolvidas com a docente e posteriormente aplicada por esta com os estudantes. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários de avaliação prévia e parcial, entrevista prévia e ao final do processo. Os registros das atividades realizadas pela pesquisadora com a professora e das atividades que foram replicadas pela docente com as crianças, ocorreram em fotos e vídeos e foram instrumentos indicadores para avaliar a pesquisa. O último objetivo específico foi a criação do e-book voltado ao aluno composto por livro teórico-prático sobre Teatro de Animação, que explora a linguagem e o processo de ensino-aprendizagem, tendo o professor como mediador. O Teatro de Animação é um conjunto de linguagens artísticas, um jeito de fazer Teatro que capacita e desenvolve o potencial criativo e artístico da criança.pt
dc.description.abstractThe Puppet Theater, since ancient times, is an artistic language that includes the Puppetry, the Mask Theater, the Shadow Theater, and the Theater of Objects. It was a vehicle for knowledge sharing, religious expression, and artistic practice. At some point in its history, the Puppet Theater practiced in schools gained the adjective of “little theater”, occupying the opposite side of that practiced as an art worthy of occupying the stage. This observation and the perception of the need for union between these dualities, provoked the question that gave rise to this research: can Puppet Theater be approached in a methodology that brings together artistic pedagogical practices, with Elementary School students? In response to this question, the general objective of this research is to reconnect Puppet Theater as an art and as a means of transmitting knowledge in practices with Elementary School I. Using the qualitative approach, the research was conducted in an Elementary School in Bauru, from a peripheral region, with students from a 2nd-year class and a 4th year class, during two academic semesters, through activities developed with the teacher and later applied by her with the students. The instruments used for data collection were preliminary and partial evaluation questionnaires, prior interviews, and at the end of the process. The records of the activities carried out by the researcher with the teacher and the activities that were replicated by the teacher with the children took place in photos and videos and were indicative instruments to evaluate the research. The last specific objective was the creation of an e-book aimed at students composed of a theoretical-practical book on Puppet Theater, which explores language and the teaching-learning process, with the teacher as mediator. Puppet Theater is a set of artistic languages, a way of doing Theater that empowers and develops the child's creative and artistic potential.en
dc.identifier.citationLOPES, S. R. Teatro de animação no ensino fundamental - anos iniciais; uma metodologia. 2023. 138p. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023.
dc.identifier.lattes8371419384284103
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251081
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTeatro de animaçãopt
dc.subjectEnsino aprendizagempt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectJogospt
dc.titleTeatro de animação no ensino fundamental - anos iniciais: uma metodologia
dc.title.alternativePuppet theater in elementary school – early years: a methodologypt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FC 33004056091P0
unesp.knowledgeAreaOutra
unesp.researchAreaConceitos específicos para o Ensino e suas metodologias

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lopes_sr_me_bauru_sub.pdf
Tamanho:
36.7 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.96 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: