O ensino do atletismo nas aulas de Educação Física da educação infantil: possibilidades e desafios
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Impolcetto, Fernanda Moreto 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Física - FC/FCT/IB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Os primeiros e essenciais anos de escolarização se dão no contexto da Educação Infantil, ambiente privilegiado de vivências, aprendizagens e interações que, a partir de diferentes linguagens, possibilitam o acesso e a produção de cultura. A este ciclo da Educação Básica, cabe à Educação Física contribuir com uma parcela específica e significativa, tratando e mediando a apropriação, por parte dos educandos, da Cultura Corporal de Movimento. Jogos, brincadeiras, ginástica, danças e esportes são elementos desta cultura, e consequentemente, objetos de ensino da Educação Física, dentre eles, também o Atletismo. No entanto, os documentos orientadores da Educação Infantil no Brasil, não estabelecem conhecimentos específicos a serem desenvolvidos pela Educação Física no referido segmento, possibilitando a reflexão relativa à “o que” e “como” ensinar a modalidade esportiva mencionada, nas aulas de Educação Física da Educação Infantil, considerando as características da faixa etária e os interesses das crianças a quem se destina esta investigação. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver, implementar e analisar uma Unidade Didática (UD) para o ensino do Atletismo na Educação Infantil. O estudo de natureza qualitativa, com referencial teórico na pesquisa participante, teve como participantes da implementação da Unidade Didática, estudantes de uma turma de Jardim II (5 anos), regularmente matriculados em uma escola pública municipal de Educação Infantil do interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de observação e registrados em Diário de Campo, cujas observações foram transcritas, analisadas e aglutinadas por meio do método de análise de categorias de codificação simples. Os principais resultados encontrados por meio deste processo, enquadram-se dentro de quatro das oito dimensões de conhecimento mencionadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no desenvolvimento de saberes relacionados à Educação Física escolar, as quais são, análise, compreensão, experimentação e construção de valores, além das evidências relativas aos limites e possibilidades a partir da implementação da Unidade Didática. Relacionando-se diretamente com os campos de Experiência, verificou-se a apropriação de saberes conceituais acerca da modalidade, tais como a compreensão da lógica interna dos grupos de provas do Atletismo e a organização dos mesmos, avanços significativos a partir da ampliação do repertório motor concernentes aos saltos, corridas, lançamentos e arremessos, bem como o desenvolvimento de valores e atitudes essenciais à prática da modalidade, às aulas de Educação Física e a vida em sociedade. No que tange os desafios, evidenciou-se principalmente, as dificuldades relacionadas ao pouco tempo de aula e os imprevistos advindos da especificidade do local externo de realização das atividades. Como possibilidades, destacaram-se a criação e adaptação dos implementos e materiais, as facilidades proporcionadas pela amplitude do espaço físico da unidade escolar (UE), o engajamento dos educandos nas propostas, que foram desenvolvidas através de recursos familiares ao universo infantil e a opção pelos jogos e brincadeiras para apropriação dos conhecimentos práticos relativos à modalidade. Desta forma, a partir dos resultados encontrados, conclui-se como viável e dotado de inúmeras potencialidades, o ensino do Atletismo nas aulas de Educação Física na Educação Infantil.
Resumo (inglês)
The first and essential years of schooling take place in the context of Early Childhood Education, a privileged environment for experiences, learning and interactions that, through different languages, enable access to and production of culture. Physical Education is responsible for contributing a specific and significant portion of this cycle of Basic Education, addressing and mediating the appropriation, by students, of the Body Culture of Movement. Games, play, gymnastics, dances and sports are elements of this culture, and consequently, objects of teaching in Physical Education, among them also Athletics. However, the guiding documents for Early Childhood Education in Brazil do not establish specific knowledge to be developed by Physical Education in this segment, allowing for reflection on what and how to teach the mentioned sport modality in Physical Education classes in Early Childhood Education, considering the characteristics of the age group and the interests of the children to whom this research is intended. Thus, the objective of this research was to develop, implement and analyze a Didactic Unit (UD) for teaching Athletics in Early Childhood Education. This qualitative study, with a theoretical framework based on participatory research, had as participants in the implementation of the Didactic Unit, students from a Kindergarten II class (5 years old), regularly enrolled in a municipal public school of Early Childhood Education in the interior of the State of São Paulo. The data were collected through an observation script and recorded in a Field Diary, whose observations were transcribed, analyzed and grouped through the simple coding category analysis method, proposed by Bogdan and Biklen (1994). The main results found through this process fit into four of the eight dimensions of knowledge mentioned by the Common National Curriculum Base (BNCC) in the development of knowledge related to Physical Education in schools, which are analysis, understanding, experimentation and construction of values, in addition to evidence regarding the limits and possibilities from the implementation of the Didactic Unit. Directly related to the fields of Experience, the appropriation of conceptual knowledge about the modality was verified, such as the understanding of the internal logic of the groups of Athletics events and their organization, significant advances from the expansion of the motor repertoire concerning jumps, runs, throws and throws, as well as the development of values and attitudes essential to the practice of the modality, Physical Education classes and life in society. Regarding the challenges, the main difficulties highlighted were the difficulties related to the short class time and the unforeseen events arising from the specificity of the external location where the activities were carried out. The possibilities highlighted included the creation and adaptation of implements and materials, the facilities provided by the large physical space of the school unit (UE), the engagement of students in the proposals, which were developed through resources familiar to the children’s universe, and the option for games and play to appropriate practical knowledge related to the sport. Thus, based on the results found, it is interpreted as viable and endowed with countless potential, the teaching of Athletics in Physical Education classes in Early Childhood Education.
Descrição
Palavras-chave
Educação Física, Educação infantil, Atletismo, Pista de atletismo, Esportes, Athletics, School physical education, Early childhood education, Sport.
Idioma
Português