Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os memes como recurso pedagógico na construção de valores morais no ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Lepre, Rita Melissa

Coorientador

Pós-graduação

Docência para a Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente pesquisa revela a preocupação com a assimilação de valores morais pelos alunos do Ensino Básico, especialmente os adolescentes do Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi conhecer e compreender as possíveis contribuições dos memes, uma forma de linguagem e comunicação muito difundida atualmente na internet, como forma de auxiliar os estudantes a compreenderem valores morais. Julgamos importante refletir sobre a necessária atenção que a comunidade escolar precisa oferecer à relação dos alunos com os novos dispositivos virtuais que possibilitam o acesso e compartilhamento de informações em larga escala. A criação e utilização de memes, já considerado um gênero textual, permite aos professores obter importantes informações sobre as compreensões dos discentes sobre a escola e conhecer seus valores morais expressos de forma direta ou indireta nessa linguagem. Nesse sentido, podem se converter em poderoso instrumento pedagógico que auxilie na mediação para a construção de um projeto de educação e desenvolvimento moral. Os memes são instrumentos concretos de análise social e interpessoal, embora sejam virtuais. Representam um novo gênero que reflete uma nova forma de sociabilidade, em um novo espaço, que pode nos dizer muito sobre a sociedade e os valores morais os quais estamos construindo. Com o objetivo de conhecer e analisar os memes produzidos por alunos de uma escola pública do Estado de São Paulo, durante as aulas de história, no intuito de propor um projeto transversal de educação moral, viemos desenvolvendo uma pesquisa-participante. A coleta de dados conta com observações, entrevistas e oficinas de memes. Os resultados revelam o forte interesse dos alunos pelas atividades propostas e a expressão de valores morais por meio dos memes produzidos de forma individual e coletiva. Concluímos que os memes podem, e devem, ser utilizados como instrumentos pedagógicos voltados à construção de valores morais de adolescentes no ensino médio.

Resumo (inglês)

The present research reveals the concern with the assimilation of moral values ​​by the students of Basic Education, especially the adolescents of High School. The objective of this study was to know and understand the possible contributions of memes, a form of language and communication that is very widespread today on the internet, as a way to help students understand moral values. We believe it is important to reflect on the necessary attention that the school community needs to provide students with the new virtual devices that enable access and sharing of information on a large scale. The creation and use of memes, already considered a textual genre, allows teachers to obtain important information about the students' understandings about the school and to know their moral values ​​expressed directly or indirectly in that language. In this sense, they can become a powerful pedagogical tool that helps in mediation for the construction of an education and moral development project. Memes are concrete instruments for social and interpersonal analysis, although they are virtual. They represent a new genre that reflects a new form of sociability, in a new space, that can tell us a lot about society and the moral values ​​that we are building. With the objective of knowing and analyzing the memes produced by students of a public school in the State of São Paulo, during history classes, in order to propose a transversal project of moral education, we have been developing a participant research. Data collection includes observations, interviews and meme workshops. The results reveal the students' strong interest in the proposed activities and the expression of moral values ​​through memes produced individually and collectively. We conclude that memes can, and should, be used as pedagogical tools aimed at building the moral values ​​of adolescents in high school.

Descrição

Palavras-chave

Valores morais, Desenvolvimento moral, Memes, Moral development, Moral values

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação