Publicação: A categoria prática social na educação em ciências: uma revisão bibliográfica
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Data
Autores
Orientador
Massi, Luciana 

Coorientador
Colturato, Andriel Rodrigo 

Pós-graduação
Curso de graduação
Araraquara - IQAR - Química
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
A partir de trabalhos da Educação em Ciências (EC) que se fundamentam na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) observamos que há uma dificuldade em entender o que é a categoria prática social. Alguns equívocos sobre a prática social que são recorrentes em trabalhos da EC são a redução da prática social ao cotidiano, o ecletismo de teoria e a didatização. Essa categoria é o ponto de partida e o ponto de chegada da pedagogia proposta por Dermeval Saviani. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é identificar o entendimento e as formas de implementação da prática social em principais obras da PHC e nas pesquisas da EC que se fundamentam na PHC, a partir de um levantamento bibliográfico. Para isso, uma revisão bibliográfica foi realizada e foram selecionados trechos para análise a partir de critérios pré-estabelecidos. Após a seleção e leitura dos trechos selecionados para a análise foi possível criar duas categorias, sendo elas: 1) Abordagem da universalidade da prática social; 2) Abordagens da prática social a partir das particularidades das pesquisas. Os trabalhos que abordaram a universalidade da prática social apresentaram definições e elementos teóricos caracterizando sua universalidade. Os aspectos identificados foram o entendimento da prática social como prática humana global e como elemento educativo, além de relacionarem-na com a totalidade e a realidade. Os trabalhos que abordaram a prática social a partir das particularidades das pesquisas apresentaram uma percepção de especificidades presentes na prática social, expressões sociais que estão inseridas na prática social e a relação entre prática social, educação e ciência. Por fim, destacamos a necessidade dos estudos da prática social a fim de esclarecer essa categoria, contribuindo para um melhor entendimento e consequentemente um melhor desenvolvimento da PHC.
Resumo (inglês)
From Science Education (CE) research that is based on Historical-Critical Pedagogy (PHC), we observed a difficulty in understanding what the social practice category is. Some misconceptions about social practice that are recurrent in EC work are the reduction of social practice to everyday life, eclectic theory, and didacticization. This category is the starting point and the ending point of the pedagogy proposed by Dermeval Saviani. Thus, the general objective of this work is to identify the understanding and ways of implementing social practice in main PHC works and EC research based on PHC, based on a literature review. Therefore, a literature review was carried out and excerpts were selected for analysis based on pre-established criteria. After selecting and reading the excerpts selected for analysis it was possible to create two categories, namely: 1) Approach to the universality of social practice; 2) Approaches to social practice based on the particularities of research. The works that approached the universality of social practice presented definitions and theoretical elements characterizing its universality. The aspects identified were the understanding of social practice as a global human practice and as an educational element, in addition to relating it to totality
and reality. The works that approached social practice based on the particularities of the research presented a perception of specificities present in social practice, social expressions that are inserted in social practice, and the relation between social practice, education, and science. Finally, we highlight the need for studies of social practice to clarify this category, contributing to a better understanding and consequently a better development of PHC.
Descrição
Palavras-chave
Pedagogia Histórico-Crítica, Prática social, Educação em Ciências, Ensino de Ciências
Idioma
Português