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Publicação:
O processo de elaboração da LDB 9394/96: um estudo da participação democrática

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Data

Orientador

Borghi, Raquel Fontes

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Not available

Resumo (português)

Este trabalho tem o propósito de apontar quem foram os atores da democracia e suas participações perante o trâmite no congresso nacional da lei de diretrizes e bases da educação Brasileira (1988-1996). Foi analisado o processo da lei com documentos oriundos do congresso nacional. Foram utilizadas todas as correspondências vinculadas ao processo. Foram identificadas categorias como o tipo de documento, data, localidade, entidades/cidadão e informação básica contida na correspondência. Através dessas categorias foi feita uma análise da participação da sociedade civil, dos desdobramentos da prática democrática no processo de elaboração da lei. Os resultados evidenciam dois temas principais nas demandas, o ensino de educação artística e o ensino religioso, ambos com milhares assinaturas em abaixo-assinados. A participação da sociedade civil foi fundamental na elaboração do projeto de lei, concretizando o direito à democracia

Descrição

Palavras-chave

Brasil [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996)], Democracia, Sociedade civil, Educação, Brasil

Idioma

Português

Como citar

PEDROSO, Lucas de Oliveira Vestri. O processo de elaboração da LDB 9394/96: um estudo da participação democrática. 2018. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.

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