Publicação: Caracterização e follow-up de crianças com desvio fonológico
dc.contributor.author | Golembiouski, Francislaine | |
dc.contributor.author | Czlusniak, Gilsane Raquel | |
dc.contributor.author | Dassie-leite, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Oliveira, Jáima Pinheiro De | |
dc.contributor.author | Bagarollo, Maria Fernanda | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual do Centro Oeste | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica do Paraná | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:28:08Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:28:08Z | |
dc.date.issued | 2014-03 | |
dc.description.abstract | Este estudo buscou investigar os dados de evolução terapêutica de um grupo de crianças com desvio fonológico. Objetivou-se caracterizar a demanda dos sujeitos atendidos em uma clínica-escola de Fonoaudiologia, no período de março a setembro de 2009. Essa caracterização priorizou: gênero, idade, número de sessões realizadas, quantidade e tipo de processos fonológicos apresentados ao início e ao final da coleta, e conduta. Participaram da pesquisa 12 crianças, de ambos os gêneros, com idades entre cinco e oito anos, que passaram por acompanhamento individual, subsidiados pelas abordagens PROMPT e Constrastiva. Foram aplicadas quatro avaliações fonológicas com intervalo de dois meses entre elas, sendo uma inicial, duas intermediárias e uma final. Nas avaliações, as crianças deveriam nomear 34 figuras que representavam vocábulos contendo todas as possibilidades fonêmicas do português. Foram realizadas a análise fonológica tradicional e a verificação dos processos fonológicos correspondentes. Os resultados indicaram o predomínio do gênero masculino e a média de idade foi de seis anos. Os processos fonológicos mais comuns na primeira avaliação foram redução de encontro consonantal, simplificação de líquida e simplificação de consoante final. Observou-se diminuição da quantidade média de processos fonológicos quando comparadas à primeira e à última avaliação. Quanto à conduta, cinco crianças receberam alta, quatro permaneceram em tratamento, após a quarta avaliação e três foram desligadas. Foi possível concluir que a atuação fonoaudiológica individual junto às crianças, tendo como base as abordagens PROMPT e Contrastiva, proporcionou evolução significativa no que se refere ao desvio fonológico. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual do Centro Oeste | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual do Centro Oeste, Departamento de Fonoaudiologia | |
dc.description.affiliation | Pontifícia Universidade Católica do Paraná | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual de Campinas | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista | |
dc.format.extent | 318-327 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620143512 | |
dc.identifier.citation | Revista CEFAC. CEFAC - Saúde e Educação, v. 16, n. 1, p. 318-327, 2014. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/1982-021620143512 | |
dc.identifier.file | S1516-18462014000100318.pdf | |
dc.identifier.issn | 1516-1846 | |
dc.identifier.issn | 1982-0216 | |
dc.identifier.scielo | S1516-18462014000100318 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/211692 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | CEFAC - Saúde e Educação | |
dc.relation.ispartof | Revista CEFAC | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Linguagem Infantil | pt |
dc.subject | Patologia da Fala e Linguagem | pt |
dc.subject | Fonoterapia | pt |
dc.title | Caracterização e follow-up de crianças com desvio fonológico | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication |
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