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Publicação:
Caracterização e follow-up de crianças com desvio fonológico

dc.contributor.authorGolembiouski, Francislaine
dc.contributor.authorCzlusniak, Gilsane Raquel
dc.contributor.authorDassie-leite, Ana Paula
dc.contributor.authorOliveira, Jáima Pinheiro De
dc.contributor.authorBagarollo, Maria Fernanda
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Centro Oeste
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica do Paraná
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:28:08Z
dc.date.available2021-07-14T10:28:08Z
dc.date.issued2014-03
dc.description.abstractEste estudo buscou investigar os dados de evolução terapêutica de um grupo de crianças com desvio fonológico. Objetivou-se caracterizar a demanda dos sujeitos atendidos em uma clínica-escola de Fonoaudiologia, no período de março a setembro de 2009. Essa caracterização priorizou: gênero, idade, número de sessões realizadas, quantidade e tipo de processos fonológicos apresentados ao início e ao final da coleta, e conduta. Participaram da pesquisa 12 crianças, de ambos os gêneros, com idades entre cinco e oito anos, que passaram por acompanhamento individual, subsidiados pelas abordagens PROMPT e Constrastiva. Foram aplicadas quatro avaliações fonológicas com intervalo de dois meses entre elas, sendo uma inicial, duas intermediárias e uma final. Nas avaliações, as crianças deveriam nomear 34 figuras que representavam vocábulos contendo todas as possibilidades fonêmicas do português. Foram realizadas a análise fonológica tradicional e a verificação dos processos fonológicos correspondentes. Os resultados indicaram o predomínio do gênero masculino e a média de idade foi de seis anos. Os processos fonológicos mais comuns na primeira avaliação foram redução de encontro consonantal, simplificação de líquida e simplificação de consoante final. Observou-se diminuição da quantidade média de processos fonológicos quando comparadas à primeira e à última avaliação. Quanto à conduta, cinco crianças receberam alta, quatro permaneceram em tratamento, após a quarta avaliação e três foram desligadas. Foi possível concluir que a atuação fonoaudiológica individual junto às crianças, tendo como base as abordagens PROMPT e Contrastiva, proporcionou evolução significativa no que se refere ao desvio fonológico.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Centro Oeste
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Centro Oeste, Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationPontifícia Universidade Católica do Paraná
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent318-327
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-021620143512
dc.identifier.citationRevista CEFAC. CEFAC - Saúde e Educação, v. 16, n. 1, p. 318-327, 2014.
dc.identifier.doi10.1590/1982-021620143512
dc.identifier.fileS1516-18462014000100318.pdf
dc.identifier.issn1516-1846
dc.identifier.issn1982-0216
dc.identifier.scieloS1516-18462014000100318
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211692
dc.language.isopor
dc.publisherCEFAC - Saúde e Educação
dc.relation.ispartofRevista CEFAC
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectLinguagem Infantilpt
dc.subjectPatologia da Fala e Linguagempt
dc.subjectFonoterapiapt
dc.titleCaracterização e follow-up de crianças com desvio fonológicopt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

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