Repository logo
 

Publication:
Tik...Tok... Seu despertar pedagógico na denaturalização de esteerótipos de gênero

dc.contributor.advisorSantos, Célia Maria Retz Godoy dos [UNESP]
dc.contributor.authorTurato, Luzia de Fátima
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-09-26T11:45:10Z
dc.date.available2022-09-26T11:45:10Z
dc.date.issued2022-08-24
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi verificar os fatores de ordem comunicacional, linguística e textual-discursiva, condicionados ao aplicativo TikTok que podem caracterizá-lo como recurso pedagógico motivacional e interferente na aprendizagem, tendo como exemplificação o uso da linguagem inclusiva de gênero para a desnaturalização de estereótipos presentes nas práticas discursivas orais e escritas, num estudo de caso, junto aos alunos das 1ªs séries do Ensino Médio da EE Dr. Francisco de Paula Abreu Sodré, em Ubirajara/SP. A metodologia empregada consistiu numa abordagem quanti-qualitativa, sendo a primeira etapa uma revisão bibliográfica narrativa para levantamento dos aportes teóricos e descrição dos conceitos, especialmente, no que se refere a plataforma digital TikTok, sua implantação e uso; bem como sua expressividade linguística discursiva que possa caracterizá-lo como recurso pedagógico. Numa segunda etapa desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, via entrevista semiestruturada em profundidade com amostragem de júris junto a docentes desta escola e um estudo quase-experimental – com grupo de controle – usando a técnica de questionário direto no universo escolhido. Este método levanta a maneira como as situações e acontecimentos são vividos e experienciados pelos indivíduos, permitindo acesso aos componentes descritivos e comportamentais, para se observar o quanto o gênero TikTok motiva e interfere na disposição para uma determinada temática no processo de ensino e discussão desta, ou seja, como um recurso pedagógico. Entende-se que os aspectos motivacionais de aprendizagem se centram no uso de recursos significativos às práticas sociais cotidianas. Como resultado, observou os aspectos motivacionais e interferentes do TikTok que podem facilitar a comunicação, neste caso específico, sobre o uso da linguagem inclusiva de gênero na desnaturalização de estereótipos presentes nas práticas discursivas orais e escritas que contribuem para a violência de gênero.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to verify the factors of a communicational, linguistic and textual-discursive order, conditioned to the TikTok application that can characterize it as a motivational pedagogical resource and interfering in learning, having as an example the use of gender-inclusive language for the denaturalization of stereotypes present in oral and written discursive practices, in a case study, together with the students of the 1st grades of the High School of EE Dr. Francisco de Paula Abreu Sodré, in Ubirajara/SP. The methodology used consisted of a quantitative-qualitative approach, the first stage being a narrative bibliographic review to survey the theoretical contributions and description of the concepts, especially with regard to the digital platform TikTok, its implementation and use; as well as its discursive linguistic expressiveness that can characterize it as a pedagogical resource. In a second stage, exploratory research was developed, through semi-structured in-depth interviews with jury sampling with teachers of this school and a near-experimental study – with control group – using the technique of direct questionnaire in the chosen universe. This method raises the way situations and events are experienced and experienced by individuals, allowing access to descriptive and behavioral components, to observe how much the TikTok genre motivates and interferes in the disposition for a given theme in the teaching and discussion process, that is, as a pedagogical resource. It is understood that the motivational aspects of learning focus on the use of significant resources to everyday social practices. As a result, he observed the motivational and interfering aspects of TikTok that can facilitate communication, in this specific case, about the use of gender-inclusive language in the denaturalization of stereotypes present in oral and written discursive practices that contribute to gender violence.en
dc.identifier.capes33004056088P9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/236715
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTikToken
dc.subjectRecurso pedagógicopt
dc.subjectLinguagem discursivapt
dc.subjectEstereótipos de gêneropt
dc.subjectPedagogical resourceen
dc.subjectDiscursive languageen
dc.subjectGender stereotypesen
dc.titleTik...Tok... Seu despertar pedagógico na denaturalização de esteerótipos de gêneropt
dc.title.alternativeTik...Tok...Your pedagogical awakening in the denaturalization of gender stereotypesen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramMídia e Tecnologia (mestrado profissional) - FAACpt
unesp.knowledgeAreaAmbientes midiáticos e tecnológicospt
unesp.researchAreaGestão Midiática e Tecnológicapt

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
turato_lf_me_bauru.pdf
Size:
2.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:

License bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
license.txt
Size:
2.98 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: