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Paulo Freire e as contribuições para o ensino de física

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Orientador

Azevedo, Maria Antonia Ramos de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IGCE - Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Existe uma grande diferença entre ensinar um conteúdo com o objetivo de meramente transmitir esse conteúdo, e ensinar utilizar um conteúdo como ferramenta para desenvolver outras habilidades e competências úteis na vida de um indivíduo. Para Paulo Freire, a primeira situação mantém o aluno alienado, mantendo-o ignorante em relação ao contexto social e cultural ao qual está submetido e que potencialmente o oprime, consequentemente uma ideologia predominante é reproduzida, permanecendo inquestionada. Já a segunda abordagem pode ter o efeito completamente oposto, o conteúdo de qualquer matéria pode contribuir para a conscientização dos alunos sobre estes contextos em que estão inseridos e seus sistemas de opressão, assim o ensino se torna um meio revolucionário, desenvolvendo no aluno conhecimentos e ferramentas que podem utilizar para instigar mudança social e cultural. À primeira vista pode parecer que a física, por ser uma ciência natural, não pode contribuir a este modelo de ensino sugerido por Freire, mas este não é o caso. O ensino de física não está limitado à transmissão de seu próprio conteúdo, através do conteúdo da física, este ensino pode ensinar o aluno a fazer ciência, pensar criticamente sobre um problema ou fenômeno para tentar entender como este funciona. A habilidade de raciocinar criticamente é essencial para compreender o mundo à sua volta, não só no nível físico, mas no social e cultural também. Assim, cabe ao professor de física a grande responsabilidade de auxiliar seus alunos a pensarem por si próprios para que consigam se libertar dos sistemas de opressão, e por essa razão é extremamente importante, como educadores e futuros educadores, entendermos as ideias de Paulo Freire. Também é importante entender como suas ideias influenciaram o ensino de física atual, para entendermos melhor o contexto em que estamos inseridos e para conseguirmos tomar atitudes que aproximem o nosso ensino de física a um ensino o mais libertador possível. Com o objetivo de analisar e documentar as contribuições de Paulo Freire para o ensino de física, foi realizada uma análise de caráter qualitativo das publicações científicas de revistas que discutem o ensino de física, com foco na interpretação e na compreensão dos significados das ações e relações de fatos não quantificáveis. Assim, foi realizada uma análise documental de artigos publicados em um período de 5 anos (2019 a 2023) pelos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Ensino de Física, Revista Ciência & Educação UNESP Bauru e Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Mais especificamente, foram selecionados para análise, dentre as publicações dos periódicos mencionados, artigos que continham os seguintes descritores: Freire, Ensino Médio e Currículo. Encontramos que as ideias de Paulo Freire têm permeado o ensino de física, evidenciado pela frequente menção de ideias e conceitos freirianos em artigos sobre educação em física e de metodologias baseadas em freire na elaboração de planos de aula. Porém são raras as reflexões aprofundadas sobre essas ideias por parte dos docentes, com o objetivo emancipatório do ensino libertador sendo quase sempre ignorado, tratando o desenvolvimento do raciocínio crítico como um fim em si.

Resumo (inglês)

There’s a big difference between teaching the contents of a subject with the objective of merely transmitting this content, and teaching while utilizing the content as a tool to develop other skills and abilities that would be useful in an individual’s life. According to Paulo Freire, the former keeps a student alienated, keeping them ignorant in relation to the social and cultural context to which they are subjugated to and that potentially oppresses them, consequently a predominant ideology is reproduced, remanning unquestioned. The latter can have the complete opposite effect, the content of any subject can help bring awareness to students about the contexts in which they are inserted and their systems of oppression, thus education becomes an instigator of revolution, developing in students knowledge and tools that can be used to instigate social and cultural change. At first glance physics, due to being a natural science, can’t contribute to this model suggested by Freire, but that’s not the case. Physics education is not limited to the transmission of its own contents. Through its contents, physics can teach students how to do science, think critically about a problem or phenomenon in an attempt to understand how it works. The ability think critically is essential to understanding the world around you, not only in the physical sense, but socially a culturally as well. Thus, falls upon the teacher the great responsibility of aiding their students in thinking for themselves so that they are able to free themselves from the systems of oppression. For that reason, it is of utmost importance, as teachers and future teacher, to understand the thoughts of Paulo Freire. It is also important to understand how your ideas influenced modern day physics education, to better understand the context in which we are inserted so that we may take actions that contribute to a more liberating teaching of physics. With the objective of analyzing and documenting the contributions Paulo Freire has made o the education of physics, a qualitative analysis of scientific publications from magazines that discuss the education of physics was carried out, focusing on the interpretation and comprehension of the meaning behind the actions and relation between non quantifiable facts. Thus, this research carried out a documentative analysis of articles published within a period of 5 years (2019 to 2023) by the following papers: Revista Brasileira de Ensino de Física, Revista Ciência & Educação UNESP Bauru and Caderno Brasileiro de Ensino de Física. To be precise, of the publications from the mentioned papers, articles that included the following descriptors were analyzed: Freire, Highschool and Curriculum. We found that Paulo Freire’s ideas have permeated physics education, which is evidenced by the frequent references to freirean ideas and concepts in physics education related articles and Freire based methodologies applied to the elaboration of lesson plans. However, in depth reflection about these ideas by teachers are few and far between, with the emancipatory objective of liberating education being almost always ignored, treating the development of critical thinking as an end in and of it’s self.

Descrição

Palavras-chave

Paulo Freire, Ensino de física, Ensino libertador, Currículo, Physics education, Liberating education

Idioma

Português

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