Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ludicidade e imaginação no contexto escolar: novas perspectivas amparadas na sociologia da infância

dc.contributor.authorLuccas, Michele Dias [UNESP]
dc.contributor.authorAlves, Nathália Franco [UNESP]
dc.contributor.authorLima, José Milton de [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Marcia Regina Canhoto de [UNESP]
dc.contributor.authorRomero, Luiz Rogério [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-04T13:35:07Z
dc.date.available2016-08-04T13:35:07Z
dc.date.issued2015-09-16
dc.description.abstractThe present work exposes the project entitled "playing in the Home: A proposal for initial and recurrent Training", which has as an object of research and intervention child and playfulness, as privileged educational resource in the context of early childhood education. The theoretical references are based primarily on the Sociology of childhood and other scholars on the subject. The purpose of the project to insert the playfulness in the school, such as language that contributes to the development of imagination and motor skills, intellectual, and social ethics of children as well as raise awareness among educators about the importance of playfulness to the integral development of children. The methodology used is action research that underlies the concern of transformation of reality and the narrowing between theory and practice. It turns out that gradually, by means of interventions are occurring changes of conceptions and attitude of the participants in the treatment of playfulness as indispensable activity in the context of early childhood education.en
dc.description.abstractO presente trabalho expõe o projeto intitulado “Brincando no Lar: Uma Proposta de Formação Inicial e Continuada”, que tem como objeto de pesquisa e intervenção a criança e a ludicidade, como recurso pedagógico privilegiado no contexto da Educação Infantil. Os referenciais teóricos baseiam-se principalmente em autores da Sociologia da Infância e outros estudiosos acerca da temática. A finalidade do projeto á de inserir a ludicidade no meio escolar, como linguagem que contribui para o desenvolvimento da imaginação e das habilidades motoras, intelectuais, éticas e sociais das crianças, além de sensibilizar os educadores sobre a importância da ludicidade para o desenvolvimento integral das crianças. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação que sustenta a preocupação de transformação da realidade e o estreitamento entre a teoria e prática. Verifica-seque, gradativamente, por meio das intervenções estão ocorrendo mudanças de concepções e de posturas dos participantes no tratamento da ludicidade como atividade indispensável no contexto da Educação Infantil.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent1-5
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/383
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-05-luccas.pdf
dc.identifier.issn2176-9761
dc.identifier.lattes7607651111619269
dc.identifier.lattes7758444123838079
dc.identifier.lattes5234660343892450
dc.identifier.lattes9708235443134366
dc.identifier.orcid0000-0002-7456-0946
dc.identifier.orcid0000-0003-2435-923X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142335
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectSociology of childhooden
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectPlayfulnessen
dc.subjectSociologia da infânciapt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectLudicidadept
dc.titleLudicidade e imaginação no contexto escolar: novas perspectivas amparadas na sociologia da infânciapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7607651111619269
unesp.author.lattes7758444123838079
unesp.author.lattes5234660343892450[5]
unesp.author.lattes9708235443134366[4]
unesp.author.orcid0000-0002-7456-0946[5]
unesp.author.orcid0000-0003-2435-923X[4]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2176-9761-2015-01-05-luccas.pdf
Tamanho:
695.95 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format