Publicação: A imaginação vigotskiana e reflexões acerca do ensino da arte
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Bredariolli, Rita Luciana Berti 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Artes Visuais
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Pensa-se a imaginação elaborada por L. S. Vigotski, na teoria histórico-cultural, como sistêmica na transformação da consciência pela generalização e estruturação dos elementos perceptíveis nos conceitos, os símbolos. As bases dessa imaginação pela memória, o pensamento e o manejo da matéria, como a fala ou o desenho a se ter como linguagem. Com as imagens, a imaginação possibilita uma relação mais complexa com a realidade, uma vivência (perezhivanie): o meio e a consciência. A vivência, ao se imaginar com coesão, produz, entre outras coisas, a arte. Daí, ter a imaginação e buscar a vivência transformadora da realidade, pela imaginação com os educandos, é central no ensino da arte.
Resumo (inglês)
The imagination elaborated by L. S. Vygotsky, in cultural-historical theory, is presented as systemic in the transformation of consciousness through generalization, and structuring of perceptible elements in concepts, through symbols. The bases of this imagination, through memory, thought, and a handling of matter, such as speech or drawing to be used as language. From these images, imagination enables a more complex relationship with reality, with the environment and consciousness, a conscience in reality(perezhivanie). The conscience in reality that you imagine with cohesion produces, among other things, art. Hence, having imagination as central in the art education, and seeking a conscience in reality transformative of reality through imagination with students.
Descrição
Palavras-chave
Arte - Estudo e ensino, Imaginação, Psicologia educacional, Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Idioma
Português
Como citar
SALLES, Felipe Gustavo Cavalcante. A imaginação vigotskiana e reflexões acerca do ensino da arte. Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.