Road detection via deep learning: unsupervised domain adaptation for urban and suburban environment
| dc.contributor.advisor | Dal Poz, Aluir Porfírio [UNESP] | |
| dc.contributor.author | Collegio, Gustavo Rota [UNESP] | |
| dc.contributor.coadvisor | Filho, Antonio Gaudencio Guimarães | |
| dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T17:29:47Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-10 | |
| dc.description.abstract | The road network is one of the main ways of transport in the world, providing various applications for human activities, such as urban planning, economy (logistics), autonomous navigation, and others. Currently, methods based on Deep Learning (DL) are the main approaches for obtaining road network information. However, this task is still challenging due to the domain shift effect. Since the characteristics and properties that define a domain for training are distinct from a domain designed for testing (source domain and target domain), the inference of pre-trained models to new areas is hindered, leading to a drop in classification accuracy. To address this challenge, this work explores an Unsupervised Domain Adaptation (UDA) approach, which leverages the strategy of the Domain Adversarial Neural Network (DANN) adapted to the U-Net architecture. Without the need for labeled target data to mitigate domain shift, our adaptation deals with differences in geographical contexts, from urban to suburban areas, and different spatial resolutions of aerial imagery. The experimental results demonstrate that the UDA approach outperforms the source-trained model (i.e., baseline) in all experiments, which reaches the main purpose of UDA. Particularly, in the Distrito Federal state (DF), our study area, UDA improves the road extraction performance by 3.78% in F1-Score and 3.0% in IoU when compared to the baseline. The qualitative analysis further illustrates that the UDA approach relies on geometric structures and contextual cues to produce domain-invariant features, which contributes to better generalization across domains, although it may suppress road extraction-relevant features. | en |
| dc.description.abstract | A malha viária é um dos principais meios de transporte no mundo, sendo fundamental para diversas aplicações, como planejamento urbano, economia (logística), navegação autônoma, entre outras. Atualmente, métodos baseados em aprendizado profundo (Deep Learning – DL) são as principais abordagens para obtenção de informação da rede viária. No entanto, essa tarefa ainda é desafiadora devido ao efeito chamado domain shift. Uma vez que as características e propriedades que definem um domínio para treino são distintitas de um domínio designado para teste (domínio fonte e domínio alvo), a inferência de modelos pré-treinados é limitada, acarretando em uma queda na acurácia da classificação. Para lidar com esse desafio, este trabalho explora uma abordagem chamada Unsupervised Domain Adaptation (UDA), queutiliza a estratégia daDomain Adversarial Neural Network (DANN) adaptada à arquitetura U-Net. Sem a necessidade de rótulos no domínio alvo para mitigar o efeito da mudança de domínio, a adaptação proposta lida com diferenças em contextos geográficos, de áreas urbanas para suburbanas, assim como para diferentes resoluções espaciais de imageamento aéreo. Os resultados experimentais demonstram que UDA supera o modelo treinado apenas com o domínio fonte (baseline) nos três experimentos realizados, atingindo o principal objetivo da UDA. Especificamente no estado do Distrito Federal (DF), área de estudo, UDA melhora o desempenho da extração de vias em 3,78% em F1-Score e 3,0% em IoU quando comparado com a baseline. A análise qualitativa ainda demonstra que a extração de características em UDA prioriza a princípio propriedades geométricas ou informações contextuais para produzir características invariantes ao domínio de modo que desconsidera características relevantes à tarefa de extração de rodovias, a fim de alcançar melhor generalização. | pt |
| dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | pt |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt |
| dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 2024/02040-4 | |
| dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 2021/03586-2 | |
| dc.description.sponsorshipId | CAPES: 001 | |
| dc.identifier.capes | 33004129043P0 | |
| dc.identifier.citation | COLLEGIO, Gustavo Rota. Road detection via deep learning: unsupervised domain adaptation for urban and suburban environment. Orientador: Aluir Porfírio Dal Poz. 2025. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Cartográficas) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025. | pt |
| dc.identifier.lattes | 3180803944754871 | |
| dc.identifier.orcid | 0000-0002-8633-8293 | |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/313519 | |
| dc.language.iso | eng | |
| dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
| dc.rights.accessRights | Acesso restrito | pt |
| dc.subject | Road detection | en |
| dc.subject | Unsupervised Domain Adaptation | en |
| dc.subject | Domain Adversarial Neural Network | en |
| dc.subject | U-Net | en |
| dc.subject | Semantic Segmentation | en |
| dc.subject | Detecção de rodovias | pt |
| dc.subject | Adaptação de Domínio não Supervisionada | pt |
| dc.subject | Rede Neural Adversarial de Domínio | pt |
| dc.subject | U-Net | pt |
| dc.subject | Segmentação Semântica | pt |
| dc.title | Road detection via deep learning: unsupervised domain adaptation for urban and suburban environment | pt |
| dc.title.alternative | Detecção de rodovias via aprendizado profundo: adaptação de domínio não supervisionada para ambiente urbano e suburbano | pt |
| dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
| dcterms.impact | The road detection task is essential for several purposes, as it provides direct applications to real-world activities. Although algorithms based on Deep Learning (DL) are the predominant approach for handling the challenges of the road network, their performance is still limited, facing difficulties such as the need for large labeled datasets and sensitivity to domain shift effects. Overcoming these challenges represents a key expected impact of this research. By integrating the technique called Unsupervised Domain Adaptation (UDA) and achieving generalization across urban and suburban domains with different spatial resolutions in aerial imagery, the approach strengthens its potential for large-scale road network mapping. This capability allows the research to directly support the Sustainable Development Goals (SDGs) of the the United Nations (UN). In particular, it contributes to sustainable infrastructure (SDG 9) and to sustainable cities and communities through improved transportation systems (SDG 11), reinforcing the societal relevance of the study. | en |
| dcterms.impact | A tarefa de detecção de rodovias é essencial para diversos propósitos, pois fornece aplicações diretas em atividades do mundo real. Embora os algoritmos baseados em Aprendizado Profundo (Deep Learning - DL) sejam a abordagem predominante para lidar com os desafios da malha viária, tal desempenho ainda é limitado, havendo dificuldades como a necessidade de grandes conjuntos de dados rotulados e a sensibilidade aos efeitos de mudança de domínio. Mitigar esses desafios representa um impacto esperado central desta pesquisa. Ao integrar a técnica denominada Adaptação de Domínio Não Supervisionada (Unsupervised Domain Adaptation – UDA) e alcançar a generalização entre domínios urbanos e suburbanos com diferentes resoluções espaciais em imagens aéreas, a abordagem potencializa seu potencial para o mapeamento da rede viária em larga escala. Essa capacidade permite que a pesquisa apoie diretamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em particular, contribui para a infraestrutura sustentável (ODS 9) e para cidades e comunidades sustentáveis por meio da melhoria dos sistemas de transporte (ODS 11), reforçando a relevância social do estudo. | pt |
| dspace.entity.type | Publication | |
| relation.isAuthorOfPublication | 11efc80d-4ec6-40e6-939a-8365c6fc88a0 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 11efc80d-4ec6-40e6-939a-8365c6fc88a0 | |
| relation.isOrgUnitOfPublication | bbcf06b3-c5f9-4a27-ac03-b690202a3b4e | |
| relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | bbcf06b3-c5f9-4a27-ac03-b690202a3b4e | |
| unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
| unesp.embargo | 12 meses após a data da defesa | pt |
| unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
| unesp.graduateProgram | Ciências Cartográficas - FCT | pt |
| unesp.knowledgeArea | Geociências e meio ambiente | pt |
| unesp.researchArea | Computação de imagens | pt |
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