Publicação: O impacto das condições de trabalho docente sobre a qualidade do Ensino de Química: uma revisão bibliográfica das produções acadêmicas brasileiras realizadas entre 2004 e 2024
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Souza, Tatiana Noronha de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Araraquara - IQAR - Química
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
No Brasil, problemas relativos ao baixo desempenho acadêmico escolares são frequentemente atribuídos a baixa qualidade da formação docente. As críticas ao trabalho docente não mencionam a precarização do sistema de ensino, principalmente quando se diz respeito às condições de trabalho dos professores. Questões como salário, carga horária de trabalho e tamanho das turmas tem uma grande influência nas práticas curriculares. Dada a importância de combater os discursos que levam a responsabilização apenas do professor pela qualidade de ensino, este trabalho objetivou compreender a relação entre condições de trabalho
dos professores e a qualidade do ensino de química, por meio de uma revisão bibliográfica dos estudos realizados entre os anos de 2004 a 2024. Foram selecionados sete estudos acadêmicos por meio de um levantamento bibliográfico nas plataformas Periódicos CAPES, SciELO, Google Acadêmico, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Athena e Redalyc. A busca avançada utilizou operadores booleanos e os seguintes termos: “Condiçã* de Trabalho and (Docent* or Professor*) and (Química or Ciência*)”; “condições de trabalho and docente* química”; e “condições de trabalho and professor* química”. Assim, buscou-se
analisá-los por meio da análise de conteúdo, visando a codificação e categorização das unidades de registro e de contexto, facilitando a interpretação dos resultados. A abordagem permitiu identificar padrões de precarização recorrentes relacionados às condições de trabalho dos professores de química e seu impacto negativo na qualidade do ensino, revelando a necessidade da formulação de novas políticas públicas que garantam efetivamente boas condições para os docentes de química no Brasil.
Resumo (inglês)
In Brazil, problems related to low school academic performance are often attributed to the low quality of teacher training. Criticisms of teaching work do not mention the precariousness of the education system, especially when it comes to teachers' working conditions. Issues such as salary, working hours and class size have a great influence on curricular practices. Given the importance of combating discourses that
hold only the teacher responsible for the quality of teaching, this work aimed to understand the relationship between teachers' working conditions and the quality of chemistry teaching, through a bibliographical review of studies carried out among years from 2004 to 2024. Seven academic studies were selected through a bibliographic survey on the platforms Periódicos CAPES, SciELO, Google Scholar, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Athena and Redalyc. The advanced search used Boolean operators and the following terms: “Working Conditions and (Teacher* or Professor*) and (Chemistry or Science*)”; “working conditions and chemistry teacher*”; and “working conditions and chemistry professor*”. Therefore, we attempted to analyze them through content analysis, including the coincidence and categorization of registration and context units, facilitating the interpretation of the results. The approach made it possible to identify recurring patterns of precariousness related to the working conditions of chemistry teachers and their negative impact on the quality of teaching, revealing the need to formulate new public policies that guarantee good conditions for chemistry teachers in Brazil.
Descrição
Palavras-chave
Química - Ensino, Indicadores educacionais, Qualidade, Educação Básica, Neoliberalismo
Idioma
Português