Logo do repositório

Comunicação e interculturalidade: a construção da identidade e da imagem da Nestlé no instagram

dc.contributor.advisorAndrelo, Roseane [UNESP]
dc.contributor.authorLopes, Juliana Sartori Gomes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-09-05T15:02:02Z
dc.date.available2022-09-05T15:02:02Z
dc.date.issued2019-11-18
dc.description.abstractEm um mundo globalizado como o que hoje vivemos, estudar e analisar encontros culturais torna-se muito necessário. No presente trabalho, nos propusemos a analisar como é apresentada a presença da Nestlé, uma empresa originalmente suíça, em algumas das diversas sedes que a mesma apresenta pelo mundo, através da descrição de seus funcionários locais. Essas descrições foram feitas por meio de postagens na mídia social Instagram, no perfil oficial da empresa (@nestle). O objetivo da análise é entender de que forma esses depoimentos buscam contribuir para a formação de sua identidade e imagem, além de observar a estratégia de comunicação da organização. Para isso, buscamos apoio em uma fundamentação teórica que apresenta conceitos de comunicação, interculturalidade e público interno e utilizamos análise de conteúdo para ter um olhar mais profundo sobre as postagens citadas. Analisamos qualitativamente as postagens de cinco funcionários da empresa e pudemos então observar que todos eles apresentavam postagens alinhadas ao discurso da organização e além disso, contavam a respeito de iniciativas da empresa em ações socio- ambientais locais. Logo, concluímos que a empresa utiliza do depoimento de seus funcionários para torná-los porta-voz das ações tomadas por ela em uma ação estratégica para validar seu discurso perante seu público no novo cenário comunicacional onde se encontra.pt
dc.description.abstractIn a globalized world like the one we live in today, studying and analyzing cultural encounters is very necessary. In the present paper, we set out to analyze how the presence of Nestlé, an originally Swiss company, is presented in some of its various offices around the world, through the description of its local employees. These descriptions were made via Instagram social media posts on the official company profile (@nestle). The purpose of the analysis is to understand how these statements seek to contribute to the formation of their identity and image, and to observe the communication strategy of the organization. For this, we seek support in a theoretical foundation that presents concepts of communication, interculturality and internal audience and use content analysis to have a deeper look on the posts cited. We qualitatively analyzed the posts of five company employees and then observed that all of them had posts aligned with the organization's discourse and, moreover, related to the company's initiatives in local socio-environmental actions. Therefore, we conclude that the company uses the testimony of its employees to make them spokespersons of the actions taken by it in a strategic action to validate its speech before its audience in the new communicational scenario where it is.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/236441
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectNestlépt
dc.subjectInterculturalidadept
dc.subjectPúblico internopt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectMídia socialpt
dc.subjectInterculturalityen
dc.subjectInternal publicen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectSocial mediaen
dc.titleComunicação e interculturalidade: a construção da identidade e da imagem da Nestlé no instagrampt
dc.title.alternativeCommunication and interculturality: the construction of Nestlé's identity and image on instagramen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication6757fba3-ca7b-475c-8b94-17e4a336188f
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery6757fba3-ca7b-475c-8b94-17e4a336188f
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.undergraduateRelações Públicas - FAACpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lopes_jsg_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
3.77 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lopes_jsg_autorização_bauru.jpg
Tamanho:
78.5 KB
Formato:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Descrição: