Publicação: A Linha
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Hirao, Hélio 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arquitetura e Urbanismo - FCT
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O crescimento das cidades implica, na maioria dos casos, em vazios deixados dentro de sua malha urbana. Tais vazios podem surgir por diversas formas, sendo uma delas o abandono de infraestruturas encravadas na malha da cidade, formando vazios físicos e de uso, conhecidos como espaços residuais. Esses espaços são providos de características peculiares, o que os tornam individuais, cada qual com sua relação com a história, população local e entorno. Dada a característica comum de quebra com a malha urbana, esses vazios, de modo geral, funcionam tanto como pontos que causam estranhamento e consequente afastamento das pessoas, como pontos para a liberdade e usos de certos grupos. A cidade de Martinópolis, localizada na região de Presidente Prudente, nasceu na década de 1920 junto aos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana. Após a desativação dos trens que transportavam carga e passageiros, a estrutura da linha férrea perdeu seu uso ao longo do tempo, o que resultou em um grande vazio urbano que corta a cidade de Leste a Oeste, cuja falta de tratamento subutiliza a infraestrutura disponível e deixa a desejar na exploração de suas potencialidades. Dada a localização e a extensão desse vazio, caminhar pelo espaço mostra a existência de diferentes características, usos e ambiências. À vista disso, o presente trabalho apresenta o estudo desse grande espaço residual e proposta de intervenção. Para isso, vale-se da pesquisa por autores que trataram desde os vazios urbanos, como Dittmar e Solà-Morales, até a qualidade de espaços urbanos, como Jan Gehl e Jane Jacobs, passando por Ecléa Bosi e seu estudo da memória dos velhos....
Descrição
Palavras-chave
Arquitetura, Cidades e vilas - São Paulo (Estado), Cidades e vilas - Martinópolis (SP), Cidades e vilas - Alta Sorocabana (SP), Ferrovias - Alta Sorocabana (SP), Vazio urbano Martinópolis (SP), Vazio urbano Alta Sorocabana (SP), Espaços publicos - Martinópolis (SP)
Idioma
Português
Como citar
ALMEIDA, Caroline de Melo. A Linha. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2017.