Quociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacional
dc.contributor.author | Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP] | |
dc.contributor.author | Fonseca, Mônica Lúcia | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de São Carlos | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:44:09Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:44:09Z | |
dc.date.issued | 2002 | |
dc.description.abstract | The study was developed to investigate the relation between IQ testing, evaluated by the WISC, and the reading acquisition of simple words. Fifty six students, of both sexes, between 7 and 15 years old, studying in the elementary classes of a public school, were evaluated on reading and WISC performance at the beginning and at the end of the school year. The students, in general, showed increased levels of IQ and reading acquisition on the second evaluation. However, there was no correlation between these variables. The IQ testing was ineffective in predicting success or failure in reading acquisition. The data suggest the need for more investigations on the use of intelligence testing in psychological evaluation in the educational environment. | en |
dc.description.abstract | O estudo foi desenvolvido para investigar a relação entre QI, medido pelo teste de inteligência WISC, e a aquisição de leitura de palavras simples. Cinqüenta e seis alunos, de ambos os sexos, de 7 a 15 anos, do Ciclo Básico de alfabetização de uma escola pública, foram avaliados em leitura e no WISC, no início e no final do ano letivo. Os alunos, em geral, apresentaram níveis aumentados de QI e de aquisição de leitura na segunda avaliação, entretanto, sem correlação entre essas variáveis; o QI mostrou-se ineficiente para prever sucesso ou fracasso na aquisição de leitura. Os dados sugerem a necessidade de mais investigações sobre o uso de testes de inteligência na avaliação psicológica, no contexto educacional. | pt |
dc.description.affiliation | UNESP, Departamento de Psicologia | |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Educação Especial | |
dc.description.affiliation | UNESP, Doutoranda em Educação | |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de São Carlos, Unidade de Iniciação à Leitura para escolares de risco | |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP, Departamento de Psicologia | |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP, Doutoranda em Educação | |
dc.format.extent | 261-270 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200004 | |
dc.identifier.citation | Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, RS, Brazil: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 15, n. 2, p. 261-270, 2002. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0102-79722002000200004 | |
dc.identifier.file | S0102-79722002000200004.pdf | |
dc.identifier.issn | 0102-7972 | |
dc.identifier.issn | 1678-7153 | |
dc.identifier.scielo | S0102-79722002000200004 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/212720 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul | |
dc.relation.ispartof | Psicologia: Reflexão e Crítica | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Intelligence | en |
dc.subject | WISC | en |
dc.subject | reading | en |
dc.subject | psychological evaluation | en |
dc.subject | Inteligência | pt |
dc.subject | WISC | pt |
dc.subject | leitura | pt |
dc.subject | avaliação psicológica | pt |
dc.title | Quociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacional | pt |
dc.title.alternative | Intelligence quotient and reading acquisition: a correlational study | en |
dc.type | Artigo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isDepartmentOfPublication | 5688658f-6899-499b-955f-21ec21080e34 | |
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery | 5688658f-6899-499b-955f-21ec21080e34 | |
unesp.department | Psicologia - FC | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0102-79722002000200004.pdf
- Tamanho:
- 183.8 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format