Logo do repositório
 

Quociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacional

dc.contributor.authorMaia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]
dc.contributor.authorFonseca, Mônica Lúcia
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos
dc.date.accessioned2021-07-14T10:44:09Z
dc.date.available2021-07-14T10:44:09Z
dc.date.issued2002
dc.description.abstractThe study was developed to investigate the relation between IQ testing, evaluated by the WISC, and the reading acquisition of simple words. Fifty six students, of both sexes, between 7 and 15 years old, studying in the elementary classes of a public school, were evaluated on reading and WISC performance at the beginning and at the end of the school year. The students, in general, showed increased levels of IQ and reading acquisition on the second evaluation. However, there was no correlation between these variables. The IQ testing was ineffective in predicting success or failure in reading acquisition. The data suggest the need for more investigations on the use of intelligence testing in psychological evaluation in the educational environment.en
dc.description.abstractO estudo foi desenvolvido para investigar a relação entre QI, medido pelo teste de inteligência WISC, e a aquisição de leitura de palavras simples. Cinqüenta e seis alunos, de ambos os sexos, de 7 a 15 anos, do Ciclo Básico de alfabetização de uma escola pública, foram avaliados em leitura e no WISC, no início e no final do ano letivo. Os alunos, em geral, apresentaram níveis aumentados de QI e de aquisição de leitura na segunda avaliação, entretanto, sem correlação entre essas variáveis; o QI mostrou-se ineficiente para prever sucesso ou fracasso na aquisição de leitura. Os dados sugerem a necessidade de mais investigações sobre o uso de testes de inteligência na avaliação psicológica, no contexto educacional.pt
dc.description.affiliationUNESP, Departamento de Psicologia
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos, Mestre em Educação Especial
dc.description.affiliationUNESP, Doutoranda em Educação
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos, Unidade de Iniciação à Leitura para escolares de risco
dc.description.affiliationUnespUNESP, Departamento de Psicologia
dc.description.affiliationUnespUNESP, Doutoranda em Educação
dc.format.extent261-270
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200004
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, RS, Brazil: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 15, n. 2, p. 261-270, 2002.
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722002000200004
dc.identifier.fileS0102-79722002000200004.pdf
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.issn1678-7153
dc.identifier.scieloS0102-79722002000200004
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212720
dc.language.isopor
dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectIntelligenceen
dc.subjectWISCen
dc.subjectreadingen
dc.subjectpsychological evaluationen
dc.subjectInteligênciapt
dc.subjectWISCpt
dc.subjectleiturapt
dc.subjectavaliação psicológicapt
dc.titleQuociente de inteligência e aquisição de leitura: um estudo correlacionalpt
dc.title.alternativeIntelligence quotient and reading acquisition: a correlational studyen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication5688658f-6899-499b-955f-21ec21080e34
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery5688658f-6899-499b-955f-21ec21080e34
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-79722002000200004.pdf
Tamanho:
183.8 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format