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Publicação:
O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras

dc.contributor.advisorMartins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorCruz, Lucas de Lima da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-05-09T17:31:45Z
dc.date.available2023-05-09T17:31:45Z
dc.date.issued2023-02-27
dc.description.abstractA produção da cultura letrada em Língua de Sinais constitui-se de um tema recorrente no campo dos Estudos Surdos em Educação. Os usos das tecnologias da informação e comunicação, por conseguinte, têm sido aliados nesse processo. Assim, posturas didático-pedagógicas que adotam o português escrito e/ou oral, como único ponto de partida na oferta de práticas de letramento aos surdos, são consideradas inadequadas e ineficazes para produção de gêneros linguísticos, em Língua de Sinais. Em geral, tais práticas não dialogam com os estudos da produção da cultura letrada de gêneros discursivos em Língua de Sinais. Muitos professores se sentem despreparados para lidar com essa realidade. Diante da escassez de materiais didáticos para subsidiar o letramento dos surdos em L1, o estudo objetivou propor e avaliar um projeto pedagógico de sequência didática “Ludsurdo” que viabiliza a produção de gêneros discursivos videogravados em língua de sinais. Assim, constituem como objetivos específicos no estudo: a) identificar os conhecimentos dos adolescentes sobre o uso das tecnologias aplicadas aos contextos de letramentos visual, b) planejar e descrever o desenvolvimento da sequência didática, e c) avaliar o que os participantes disseram sobre o projeto e sua contribuição para as práticas de letramento visual, em programas educacionais. Os dados foram coletados por meio da elaboração de uma sequência didática realizada de forma remota, com a utilização de ferramentas digitais disponíveis na plataforma Meet. Participaram do trabalho de produção de dados o pesquisador e 4 alunos surdos, matriculados no quinto ano do ensino fundamental I, de uma escola bilíngue, localizada no Estado do Paraná. Caracterizada a pesquisa pela metodologia de Estudo de Caso, os materiais produzidos foram organizados, descritos e analisados em eixos temáticos. Os resultados evidenciaram que o projeto pedagógico Ludsurdo foi considerado um recurso didático importante para a promoção de práticas de letramento visual de gêneros discursivos em língua brasileira de sinais em programas educacionais bilíngues.pt
dc.description.abstractThe production of literate culture in Sign Language is a recurring theme in Deaf Studies in Education. The use of information and communication technologies, therefore, have been allies in this process. Thus, didactic-pedagogical approaches that adopt written and or oral Portuguese as the only starting point in the provision of literacy practices to the deaf are considered inadequate and ineffective for the production of linguistic genres in Sign Language. In general, such practicing do not dialogue with the studies of producing a literate culture of discursive genres in Sign Language. As a result, many teachers feel unprepared to deal with this reality. Given the scarcity of teaching materials to support the literacy of deaf people in L1, the study aimed to propose and evaluate the program of didactic sequence "Ludsurdo" that enables the production of discourse genres videotaped in sign language. Thus, the specific objectives of the study were: a) To identify the adolescents' knowledge about using technologies applied to visual literacy contexts; b) To plan and describe the development of the didactic sequence; c) To evaluate what the participants said about the proposed program and its contribution to visual literacy practices in educational programs. They collected the data by developing a didactic sequence remotely using digital tools available on the Meet platform. The researcher and four deaf students enrolled in the fifth year of elementary school I from a bilingual school located in Paraná participated in data production. The Case Study methodology characterized the research, and the materials produced were organized, described, and analyzed in thematic axes. The results showed that the Ludsurdo program was considered an essential didactic resource for promoting visual literacy practices of discursive genres in Brazilian Sign Language in bilingual education programs.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationCRUZ, Lucas de Lima da. O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/243327
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCultura letradapt
dc.subjectVideolibraspt
dc.subjectLíngua de sinaispt
dc.subjectSurdopt
dc.subjectLetramento visualpt
dc.subjectEducação bilínguept
dc.subjectLiterate cultureen
dc.subjectVideolibrariesen
dc.subjectSign languageen
dc.subjectDeafen
dc.subjectVisual literacyen
dc.subjectBilingual educationen
dc.titleO ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibraspt
dc.title.alternativeLudicurd as a didactic sequence to access the literate culture in videolibersen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaEducação especialpt

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