Publicação: Psicologia social e processo grupal: a coerência entre fazer, pensar sentir em Sívia Lane
Carregando...
Data
2007-01-01
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Associação Brasileira de Psicologia Social
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente artigo trata da concepção histórica e dialética de processo grupal proposta por Sílvia Lane, que utiliza como base para suas reflexões os pressupostos de materialismo dialético quando considera os aspectos pessoais, as características grupais, a vivência subjetiva e a realidade objetiva e o caráter histórico do grupo. O que pretendemos enfatizar neste artigo é a produção sobre grupo presente em sua obra que foi se construindo no decorrer das décadas de 1980 e 1990, sintetizada no texto O processo grupal. Neste sentido, busca-se trazer as contribuições presentes no conjunto de sua obra, sistematizadas em artigos, coletâneas e livros, em que Sílvia Lane discute a articulação de algumas categorias fundamentais para a análise do processo grupal e suas implicações teóricas, metodológicas e prático-políticas.
Resumo (inglês)
The present article discusses historic and dialectical conceptions of group process by Sílvia Lane, that uses like base for her reflections the presuppositions of dialectical materialism, when the author considers the personal aspects, the group characteristics, the subjective existence and objective reality and the historical character of the group. This article intends to emphasize the production written by Sílvia Lane about group between 1980 and 1990 summaried in the text The group process. In this direction, it searchs to bring the contributions in her work through articles, collections and books that Sílvia Lane discusses some fundamental categories to the analysis of group process and their theoretical and methodological evolvement and practical-politics.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
Psicologia & Sociedade. Associação Brasileira de Psicologia Social, v. 19, n. spe2, p. 76-80, 2007.