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Sistemas de aumento de estabilidade para o veículo aéreo não tripulado EOLO

dc.contributor.advisorZúñiga, David Fernando Castillo [UNESP]
dc.contributor.authorAraujo, Caio Lucas de Almeida [UNESP]
dc.contributor.coadvisorMachado, Raphaela Carvalho [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-08-01T14:50:33Z
dc.date.issued2025-07-08
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o desenvolvimento de sistemas de controle para um veículo aéreo não tripulado, considerando duas configurações distintas de corpo rígido: uma com asa rígida e outra com asa flexionada. O objetivo principal é projetar sistemas de aumento de estabilidade longitudinal e latero-direcional, além de um piloto automático capaz de manter a velocidade e a altitude durante o voo de cruzeiro. Para isso, é realizada a modelagem da dinâmica da aeronave com base nas equações de movimento de seis graus de liberdade, seguida de linearização em torno de condições de equilíbrio. Os sistemas de controle são desenvolvidos utilizando a técnica LQR, com critérios de projeto baseados na norma MIL-F-8785C. O rastreamento de referências é implementado por meio de um compensador do tipo PI acoplado ao controlador ótimo. Os resultados das simulações demonstram que os controladores projetados são eficazes tanto na estabilização quanto no rastreamento das variáveis de interesse, mesmo sob a ação de perturbações.pt
dc.description.abstractThis work presents the development of control systems for an unmanned aerial vehicle, considering two distinct rigid-body configurations: one with a rigid wing and another with a flexed wing. The main goal is to design stability augmentation systems for both longitudinal and lateral-directional dynamics, as well as an autopilot capable of maintaining constant cruise speed and altitude. The aircraft dynamics are modeled using six-degree-of-freedom equations of motion, followed by linearization around trimmed flight conditions. Control systems are developed using the Linear Quadratic Regulator (LQR) technique, with design criteria based on the MIL-F-8785C standard. Reference tracking is implemented through a PI compensator coupled to the optimal controller. Simulation results show that the designed controllers are effective in stabilizing the aircraft and tracking the desired variables, even in the presence of external disturbances.en
dc.identifier.citationARAUJO, Caio Lucas de Almeida. Sistemas de aumento de estabilidade para o veículo aéreo não tripulado EOLO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeronáutica) — Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São João da Boa Vista, 2025.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/312612
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEngenharia aeroespacialpt
dc.subjectControle automáticopt
dc.subjectDronept
dc.titleSistemas de aumento de estabilidade para o veículo aéreo não tripulado EOLOpt
dc.title.alternativeStability augmentation systems for the EOLO unmanned aerial vehicleen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication7dbc6e92-57d5-4543-adda-1bb752852800
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7dbc6e92-57d5-4543-adda-1bb752852800
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, São João da Boa Vistapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateSão João da Boa Vista - FESJBV - Engenharia Aeronáuticapt

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