Logotipo do repositório
 

Publicação:
Hipóteses docentes sobre o fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental1

dc.contributor.authorPrioste, Cláudia [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:29:12Z
dc.date.available2021-07-14T10:29:12Z
dc.date.issued2020-08-10
dc.description.abstractO fracasso escolar no Brasil é crônico e complexo, portanto, torna-se relevante uma escuta atenta daqueles que lidam com os desafios cotidianos das escolas públicas. Esta pesquisa teve o objetivo de identificar as hipóteses docentes sobre as dificuldades na aprendizagem escolar e analisar alguns aspectos subjacentes às explicações dadas por eles. A coleta de informações foi realizada por meio de 133 questionários e grupos focais com professores do Ensino Fundamental I. Utilizou-se a análise temática de conteúdo e frequências de palavras para sistematização e interpretação dos resultados. A maioria dos professores, 88%, afirma que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas principalmente à falta de apoio e de estímulo das famílias; 69% destacam os aspectos relacionados aos alunos, como falta de interesse, de atenção, de pré-requisitos, além de problemas emocionais e de indisciplina. Ressaltam, ainda, questões pertinentes às políticas públicas: redução da idade para matrícula no EF sem as devidas adaptações estruturais na escola, material didático inadequado e a progressão continuada sem apoio às crianças com dificuldades. Concluímos que tais explicações se, em um primeiro momento, sugerem preconceitos quanto às famílias e alunos, em uma análise criteriosa, revelam sintomáticas contemporâneas da sociedade de consumo, dissonâncias na relação família-escola e desvalorização da educação. As falas dos professores denunciam um mercado de apostilas e de formações que desqualificam seus saberes. Os cursos formativos, apelidados de deformações docentes, parecem descontextualizados das problemáticas concretas enfrentadas pelas instituições públicas. Por fim, as falas também evidenciam o universo de manipulações midiáticas dos interesses e valores das famílias e dos alunos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202046220336
dc.identifier.citationEducação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 46, p. -, 2020.
dc.identifier.doi10.1590/S1678-4634202046220336
dc.identifier.fileS1517-97022020000100551.pdf
dc.identifier.issn1517-9702
dc.identifier.issn1678-4634
dc.identifier.lattes5453056877743208
dc.identifier.orcid0000-0001-6824-3410
dc.identifier.scieloS1517-97022020000100551
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211761
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisa
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectFracasso escolarpt
dc.subjectDificuldades na aprendizagempt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectFormação docentept
dc.subjectMídia e infânciapt
dc.titleHipóteses docentes sobre o fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental1pt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5453056877743208
unesp.author.orcid0000-0001-6824-3410

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1517-97022020000100551.pdf
Tamanho:
794.07 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções