Publicação: Hipóteses docentes sobre o fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental1
dc.contributor.author | Prioste, Cláudia [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:29:12Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:29:12Z | |
dc.date.issued | 2020-08-10 | |
dc.description.abstract | O fracasso escolar no Brasil é crônico e complexo, portanto, torna-se relevante uma escuta atenta daqueles que lidam com os desafios cotidianos das escolas públicas. Esta pesquisa teve o objetivo de identificar as hipóteses docentes sobre as dificuldades na aprendizagem escolar e analisar alguns aspectos subjacentes às explicações dadas por eles. A coleta de informações foi realizada por meio de 133 questionários e grupos focais com professores do Ensino Fundamental I. Utilizou-se a análise temática de conteúdo e frequências de palavras para sistematização e interpretação dos resultados. A maioria dos professores, 88%, afirma que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas principalmente à falta de apoio e de estímulo das famílias; 69% destacam os aspectos relacionados aos alunos, como falta de interesse, de atenção, de pré-requisitos, além de problemas emocionais e de indisciplina. Ressaltam, ainda, questões pertinentes às políticas públicas: redução da idade para matrícula no EF sem as devidas adaptações estruturais na escola, material didático inadequado e a progressão continuada sem apoio às crianças com dificuldades. Concluímos que tais explicações se, em um primeiro momento, sugerem preconceitos quanto às famílias e alunos, em uma análise criteriosa, revelam sintomáticas contemporâneas da sociedade de consumo, dissonâncias na relação família-escola e desvalorização da educação. As falas dos professores denunciam um mercado de apostilas e de formações que desqualificam seus saberes. Os cursos formativos, apelidados de deformações docentes, parecem descontextualizados das problemáticas concretas enfrentadas pelas instituições públicas. Por fim, as falas também evidenciam o universo de manipulações midiáticas dos interesses e valores das famílias e dos alunos. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras | |
dc.format.extent | - | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202046220336 | |
dc.identifier.citation | Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 46, p. -, 2020. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1678-4634202046220336 | |
dc.identifier.file | S1517-97022020000100551.pdf | |
dc.identifier.issn | 1517-9702 | |
dc.identifier.issn | 1678-4634 | |
dc.identifier.lattes | 5453056877743208 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-6824-3410 | |
dc.identifier.scielo | S1517-97022020000100551 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/211761 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo | |
dc.relation.ispartof | Educação e Pesquisa | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Fracasso escolar | pt |
dc.subject | Dificuldades na aprendizagem | pt |
dc.subject | Alfabetização | pt |
dc.subject | Formação docente | pt |
dc.subject | Mídia e infância | pt |
dc.title | Hipóteses docentes sobre o fracasso escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental1 | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 5453056877743208 | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-6824-3410 |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1517-97022020000100551.pdf
- Tamanho:
- 794.07 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format