Logotipo do repositório
 

Publicação:
A digitalização da comercialização de soja no Brasil: Um estudo sobre os desafios e oportunidades

dc.contributor.advisorCasagrande, Elton Eustaquio
dc.contributor.authorBertholo, Helder Callegari
dc.date.accessioned2024-03-21T13:21:33Z
dc.date.available2024-03-21T13:21:33Z
dc.date.issued2024-01-31
dc.description.abstractA soja destaca-se como um dos principais produtos agrícolas no Brasil, liderando em área plantada e produção, representando 35% da parcela global. Em termos históricos, a produção brasileira é crescente e encontra nos ganhos de produtividade a principal explicação para sua expansão, por outro lado, a implementação de tecnologias digitais podem melhorar a eficiência operacional, proporcionando uma cadeia de suprimentos mais ágil e transparente. A digitalização da comercialização de grãos, é uma tendência global e, no Brasil, destaca-se não só pela comercio digital em si, mas também pela melhora da eficiência e experiência do usuário, redução de custos, aumento da capilaridade de empresas e clientes, agilidade comercial e mais segurança nas negociações. O objetivo deste trabalho foi mapear na literatura os temas que corroboram e sustentam os desafios e as oportunidades da digitalização da comercialização de soja, conectando com as seis dimensões da abordagem empreendedora e as recomendações de elaboração de políticas públicas para agricultura 4.0 no Brasil, e posteriormente, aplicou-se um questionário a três empresas de diferentes setores do agronegócio que atuam direta e indiretamente e seus resultados foram interpretados com auxílio da análise SWOT e classificados conforme as grandes áreas do ciclo adaptativo.pt
dc.description.abstractSoy stands out as one of the main agricultural products in Brazil, leading in planted area and production, representing 35% of the global share. In historical terms, Brazilian production is growing and the main explanation for its expansion is productivity gains. On the other hand, the implementation of digital technologies can improve operational efficiency, providing a more agile and transparent supply chain. The digitalization of grain marketing is a global trend and, in Brazil, it stands out not only for digital commerce itself, but also for improving efficiency and user experience, reducing costs, increasing the capillarity of companies and customers, commercial agility and more security in negotiations. The objective of this work was to map in the literature the themes that corroborate and support the challenges and opportunities of the digitalization of soybean commercialization, connecting with the six dimensions of the entrepreneurial approach and the recommendations for developing public policies for agriculture 4.0 in Brazil, and subsequently , a questionnaire was applied to three companies from different agribusiness sectors that operate directly and indirectly and its results were interpreted with the help of SWOT analysis and classified according to the broad areas of the adaptive cycle.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.citationBERTHOLO, H. C. - A digitalização da comercialização de soja no brasil: Um estudo sobre os desafios e oportunidades - 2024, 70f - Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 2024.
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/7072966661993210
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/254399
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectComercializaçãopt
dc.subjectInovaçãopt
dc.subjectSojapt
dc.subjectTransformação digitalpt
dc.subjectAgronegóciopt
dc.titleA digitalização da comercialização de soja no Brasil: Um estudo sobre os desafios e oportunidadespt
dc.title.alternativeThe digitalization of soybean marketing in Brazil: A study on the challenges and opportunitiesen
dc.typeDissertação de mestradopt
dcterms.impactA comercialização digital de soja no Brasil impacta positivamente a sociedade, promovendo transparência na cadeia de suprimentos, eficiência operacional e acesso a mercados, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e competitiva.pt
dcterms.impactThe digital marketing of soybeans in Brazil has a positive impact on society, promoting transparency in the supply chain, operational efficiency and access to markets, contributing to more sustainable and competitive agriculture.en
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabalpt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramAdministração - FCAV 33004102073P5
unesp.knowledgeAreaAgronegócio e desenvolvimentopt
unesp.researchAreaEconomia e finanças aplicadas nas organizações agroindustriais.pt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bertholo_hc_me_jabo.pdf
Tamanho:
1.5 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: