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Publicação:
A digitalização da comercialização de soja no Brasil: Um estudo sobre os desafios e oportunidades

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Orientador

Casagrande, Elton Eustaquio

Coorientador

Pós-graduação

Administração - FCAV 33004102073P5

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A soja destaca-se como um dos principais produtos agrícolas no Brasil, liderando em área plantada e produção, representando 35% da parcela global. Em termos históricos, a produção brasileira é crescente e encontra nos ganhos de produtividade a principal explicação para sua expansão, por outro lado, a implementação de tecnologias digitais podem melhorar a eficiência operacional, proporcionando uma cadeia de suprimentos mais ágil e transparente. A digitalização da comercialização de grãos, é uma tendência global e, no Brasil, destaca-se não só pela comercio digital em si, mas também pela melhora da eficiência e experiência do usuário, redução de custos, aumento da capilaridade de empresas e clientes, agilidade comercial e mais segurança nas negociações. O objetivo deste trabalho foi mapear na literatura os temas que corroboram e sustentam os desafios e as oportunidades da digitalização da comercialização de soja, conectando com as seis dimensões da abordagem empreendedora e as recomendações de elaboração de políticas públicas para agricultura 4.0 no Brasil, e posteriormente, aplicou-se um questionário a três empresas de diferentes setores do agronegócio que atuam direta e indiretamente e seus resultados foram interpretados com auxílio da análise SWOT e classificados conforme as grandes áreas do ciclo adaptativo.

Resumo (inglês)

Soy stands out as one of the main agricultural products in Brazil, leading in planted area and production, representing 35% of the global share. In historical terms, Brazilian production is growing and the main explanation for its expansion is productivity gains. On the other hand, the implementation of digital technologies can improve operational efficiency, providing a more agile and transparent supply chain. The digitalization of grain marketing is a global trend and, in Brazil, it stands out not only for digital commerce itself, but also for improving efficiency and user experience, reducing costs, increasing the capillarity of companies and customers, commercial agility and more security in negotiations. The objective of this work was to map in the literature the themes that corroborate and support the challenges and opportunities of the digitalization of soybean commercialization, connecting with the six dimensions of the entrepreneurial approach and the recommendations for developing public policies for agriculture 4.0 in Brazil, and subsequently , a questionnaire was applied to three companies from different agribusiness sectors that operate directly and indirectly and its results were interpreted with the help of SWOT analysis and classified according to the broad areas of the adaptive cycle.

Descrição

Palavras-chave

Comercialização, Inovação, Soja, Transformação digital, Agronegócio

Idioma

Português

Como citar

BERTHOLO, H. C. - A digitalização da comercialização de soja no brasil: Um estudo sobre os desafios e oportunidades - 2024, 70f - Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 2024.

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