Publication: O papel do pedagogo nos espaços de formação acadêmica universitária: o que o curso de pedagogia tem a ver com isso?
Loading...
Date
Authors
Advisor
Azevedo, Maria Antonia Ramos de 

Carrasco, Ligia Bueno Zangali 

Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Pedagogia - IB
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Undergraduate thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
A formação de professores tem sido abordagem constante nas pesquisas da área educacional nos últimos anos. Isso porque parte-se do princípio que a compreensão da importância desta formação é fundamental para a compreensão dos rumos que a Educação pode tomar, em todos os níveis. Deste modo, compreender o papel do Pedagogo para além das salas de aula também faz parte dessa busca por uma educação de qualidade. A limitação da área de atuação do pedagogo dentro dos contextos escolares de educação básica pode ser um dificultador na possibilidade de um pedagogo que contribui com outros níveis de formação e melhoria destas. As pesquisas para a formação continuada de docentes universitários podem, também, ser objeto de estudo por parte dos pedagogos, quando estes ingressam em cursos de mestrado e doutorado. Entretanto nos cursos de Pedagogia não há formação para atuação em instituições de ensino superior nos cargos de Pedagogo dentro dos setores de assessoramento pedagógico tendo aí um espaço não ocupado por pedagogos e, mesmo quando lá estão não possuem formação para atuarem nesse lócus profissional. Deste modo, o presente trabalho, pretendeu buscar possíveis diálogos entre Pedagogia e Pedagogia Universitária, trazendo o debate para a esfera da graduação e que, posteriormente, pode vir a contribuir com a formação continuada dos docentes universitários. Para isso foi realizada pesquisa qualitativa documental com análise de conteúdo de teses de doutorado, da qual emergiram duas categorias de análise: o Pedagogo e seu lugar no contexto universitário e a formação e atuação dos Assessores Pedagógicos. Os dados apontaram a importância da formação do Pedagogo para contribuir nos Assessoramentos Pedagógicos Universitários, o que , consequentemente, traz a necessidade urgente de se repensar os cursos de formação inicial, de maneira que essa temática possam ser inseridas neste espaço formativo. Não propusemos aqui a descaracterização do curso de Pedagogia, mas sim um diálogo entre Pedagogia e Pedagogia Universitária a fim de que o futuro Pedagogo esteja ao menos familiarizariado com esse campo epistemológico e possa contribuir dentro do espaço acadêmico para além de atividades meramente administrativas, além do vislumbre do pedagogo também como pesquisador das Ciências Humanas, vez que, conforme instamos ao longo deste trabalho, a docência se dá no exercício prático e teórico, bem como exige contínua investigação e reflexão acerca das práticas pedagógicas, vez que está inserida dentro de um contexto histórico-social que reside na mutação diária dos sujeitos e da sociedade como um todo.
Abstract (english)
Teacher education has been a constant approach in educational research in recent years. This is because it is assumed that understanding the importance of this training is fundamental to understanding the directions that education can take, at all levels. In this way, understanding the role of the Pedagogue beyond the classroom is also part of this search for quality education. The limitation of the pedagogue's area of action within the school contexts of basic education can be a hindrance to the possibility of a pedagogue contributing to other levels of education and improvement. Research for the continuing education of university teachers can also be an object of study for pedagogues when they enter master's and doctorate courses. However, in the courses of Pedagogy there is no formation to act in institutions of higher education in the Pedagogical positions within the pedagogical advisory sectors having a space not occupied by pedagogues and, even when they are there they don't have formation to act in this professional locus. In this way, the present work intended to seek possible dialogues between Pedagogy and University Pedagogy, bringing the debate to the graduation sphere and that, later, can contribute to the continued formation of university teachers. For this, a qualitative documental research was carried out with content analysis of doctoral theses, from which two categories of analysis emerged: the Pedagogue and his place in the university context and the formation and performance of Pedagogical Advisors. The data pointed out the importance of the Pedagogue's formation to contribute to the University Pedagogical Advising, which, consequently, brings the urgent need to rethink the initial formation courses, so that this theme can be inserted in this formative space. We do not propose here the decharacterization of the Pedagogy course, but a dialogue between Pedagogy and University Pedagogy in order that the future Pedagogue is at least familiarized with this epistemological field and can contribute inside the academic space beyond merely administrative activities, besides the glimpse of the pedagogue also as a researcher of the Human Sciences, Since, as we have urged throughout this work, teaching is a practical and theoretical exercise, and requires continuous research and reflection on pedagogical practices, since it is inserted in a historical and social context that resides in the daily mutation of the subjects and of society as a whole.
Description
Keywords
Formação de docentes, Pedagogia universitária, Cursos de pedagogia, University pedagogy, Teacher training, Courses of pedagogy
Language
Portuguese