Logo do repositório

Solventes Eutéticos Profundos Hidrofóbicos (hDES) aplicados na remoção de contaminantes emergentes e inorgânicos em amostras ambientais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Supervisor

Gonzalez, Mario Henrique

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

A busca por métodos sustentáveis para extração, com baixo-custo, fácil preparação e ambientalmente amigáveis para serem empregadas na etapa de preparo de amostra tem ganhado destaque nas últimas décadas e nesta vertente, os solventes eutéticos profundos hidrofóbicos (HDES) têm se destacado. Estes HDES são formados por espécies doadoras e aceitadoras de ligações de hidrogênio, que possuem como principal característica a baixa solubilidade em sistemas hidrofílicos. Neste trabalho foi sintetizado um HDES a base de DL-mentol, ácido acético e ácido pirúvico, e este foi usado na etapa de preparo de amostra na microextração líquido-líquido dispersiva (DLLME) com posterior análise dos contaminantes orgânicos bisfenol A (BPA), etéres difenílicos polibromados (PBDE’s) em amostras de lodo de esgoto industrial e esgoto doméstico do estado de São Paulo. Para avaliação da melhor condição de extração, um planejamento de experimentos fatorial fracionado foi empregado, onde foi avaliado parâmetros como o efeito salting-out, volume do HDES e volume do solvente dispersor e como variável resposta foi obtida a área do pico do analito por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC-MS). Após o estabelecimento das variáveis que influenciavam principalmente no processo de extração um novo planejamento de experimentos do tipo composto central para refinamentos dos dados foi realizado onde estabeleceu-se as melhores condições de análise. O método desenvolvimento apresentou um LOD e LOQ de 10,0 e 40,0 μg L-1 para o BPA e PBDE 28, e de 20,0 e 60,0 μg L-1 e para os PBDE’s 47 e 99, respectivamente. Foram então analisadas cinco diferentes amostras de esgoto doméstico e industrial onde em duas amostras foram determinados BPA e PBDE 28, respectivamente, nas concentrações de 585 ± 10,4 e 664 ± 5,75 μg L-1 (Amostra C) e 259 ± 9,17 μg L-1 e 520 ± 14,2 μg L-1 (Amostra E). A recuperação foi avaliada pelo método reportado por Matuszewski tendo sido determinado as recuperações de 105% para BPA; 91,5% para o PBDE 28; 114% para o PBDE47 e 116 % para o PBDE 99. A linearidade do método foi avaliada pela triplicata das curvas analíticas, preparadas e analisadas no mesmo dia, com variações de RSD% entre 1,70 para o PBDE 28 a 10,5 para o PBDE 47.

Descrição

Palavras-chave

Solventes eutéticos profundo hidrofóbico (hDES), Contaminantes emergentes, Contaminantes inorgânicos

Idioma

Português

Citação

LAMARCA, Rafaela Silva. Solventes Eutéticos Profundos Hidrofóbicos (hDES) aplicados na remoção de contaminantes emergentes e inorgânicos em amostras ambientais. (Relatório de Pós doutorado). 2025. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2025.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação