Logotipo do repositório
 

Publicação:
A analítica da finitude como uma semiologia dos saberes e das práticas sobre o homem: esboço de uma crítica ao pensamento antropológico na Educação

dc.contributor.authorLopes, Rodrigo Barbosa
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:24Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:24Z
dc.date.issued2017-12-01
dc.description.abstractAbstract This paper delineates a criticism of the arguments that promote the anthropological image of thinking as a fundamental concept to the Philosophy of Education, that is, as a particular type and use of philosophical anthropology. Indeed, this modern concept of Philosophy defines education as the realization of a fundamental anthropological project, and it is in this sense that the Philosophy of Education intends to elucidate the meaning of education as the mediation of the social-historical existence of man in the world. To analyze this problem, the paper considers the analytic of finitude, researched by Michel Foucault in Les mots et les choses, as a semiology of the knowledges and the practices about man. The arguments here presented are expected to contribute to further develop the criticism of the anthropological-humanist conception predominant in the reflections on education, indicating, on the other hand, the possibility of an investigation of the exercise of philosophical thinking in the field of education as an experience and an event.en
dc.description.abstractResumo Neste trabalho, apresenta-se o esboço de uma crítica aos argumentos que promovem a imagem antropológica do pensamento como concepção fundamental à Filosofia da Educação, isto é, como um tipo e um emprego particulares de Antropologia filosófica. Com efeito, esta concepção moderna da Filosofia define a Educação como a realização de um projeto antropológico fundamental, e é nesse sentido que a Filosofia da Educação pretende elucidar o sentido da Educação como mediação da existência histórico-social do homem no mundo. Para a análise deste problema, considerar-se-á a analítica da finitude, investigada por Michel Foucault em Les mots et les choses, como uma semiologia dos saberes e das práticas sobre o homem. Espera-se que os argumentos apresentados contribuam para aprofundar a crítica à concepção antropológico-humanista predominante nas reflexões sobre a Educação e indiquem, por outro lado, a possibilidade de investigar o exercício do pensamento filosófico no campo da Educação como uma experiência e um acontecimento.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
dc.format.extent277-295
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0104
dc.identifier.citationPro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 28, p. 277-295, 2017.
dc.identifier.doi10.1590/1980-6248-2016-0104
dc.identifier.fileS0103-73072017000400277.pdf
dc.identifier.issn0103-7307
dc.identifier.lattes4186265220129956
dc.identifier.orcid0000-0003-2598-4248
dc.identifier.scieloS0103-73072017000400277
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157667
dc.language.isopor
dc.publisherUNICAMP - Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofPro-Posições
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectphilosophical anthropologyen
dc.subjectphilosophy of educationen
dc.subjectMichel Foucaulten
dc.subjectGilles Deleuzeen
dc.subjectexperienceen
dc.subjectAntropologia filosóficapt
dc.subjectFilosofia da Educaçãopt
dc.subjectMichel Foucaultpt
dc.subjectGilles Deleuzept
dc.subjectexperiênciapt
dc.titleA analítica da finitude como uma semiologia dos saberes e das práticas sobre o homem: esboço de uma crítica ao pensamento antropológico na Educaçãopt
dc.title.alternativeThe analytic of finitude as a semiology of the knowledges and the practices about man: towards a criticism of anthropological thinking in Educationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4186265220129956
unesp.author.orcid0000-0003-2598-4248

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-73072017000400277.pdf
Tamanho:
294.49 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções