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Publicação:
Práticas e estratégias de cancelamento virtual

dc.contributor.authorMoreira, Patricia Veronica [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Flavia Karla Ribeiro [UNESP]
dc.contributor.authorPortela, Jean Cristtus [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-01-09T23:49:17Z
dc.date.available2023-01-09T23:49:17Z
dc.date.issued2022-12-15
dc.description.abstractConsiderando as reflexões sobre os níveis de pertinência da análise semiótica e as diferentes cenas predicativas observadas nas redes sociais – que utilizam a violência em diferentes intensidades para destruir a imagem pública do outro, ou, em certos casos, mantê-la –, buscamos, neste trabalho, identificar como se configuram as práticas e estratégias relacionadas à cultura do cancelamento. Essas práticas, e as estratégias que as acomodam, são realizadas no ambiente virtual, na forma de comentários em redes sociais e outros tipos de mídia on-line que, simulando um tribunal virtual e assumindo os papéis actanciais de juízes, jurados e executores, sancionam negativamente o sujeito que enuncia discursos desinformados, preconceituosos e intolerantes ou exprime comportamentos que podem corroborar discursos negacionistas, e aplicam punições diversas. Por outro lado, as mesmas práticas podem desencadear um processo de reiteração e forte assunção do discurso ou comportamento que levou o sujeito a ser inicialmente julgado e cancelado. Esse comportamento é observado em grupos que manifestam discursos de apoio a valores morais historicamente enraizados na estrutura social e que não condizem com uma sociedade que visa a ser mais pacífica, inclusiva, sustentável e justa.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES/PRINT nº 88887.310463/2018-00
dc.description.versionVersão final do editorpt
dc.identifier.citationEstudos Semióticos, São Paulo, v.18, n.3, p.151-175, 2022.
dc.identifier.doi10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.199067
dc.identifier.issn1980-4016
dc.identifier.lattes1759505679670555
dc.identifier.lattes4659399470778709
dc.identifier.lattes2837392641069264
dc.identifier.orcid0000-0002-4011-9909
dc.identifier.orcid0000-0002-4070-1149
dc.identifier.orcid0000-0002-9393-2346
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/238646
dc.language.isopor
dc.relationhttp://hdl.handle.net/11449/238558
dc.relationhttp://hdl.handle.net/11449/238581
dc.relationhttp://hdl.handle.net/11449/238564
dc.relationhttp://hdl.handle.net/11449/238560
dc.relationhttp://hdl.handle.net/11449/238807
dc.relation.ispartofEstudos Semióticospt
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectRedes sociaispt
dc.subjectSemióticapt
dc.subjectVingançapt
dc.titlePráticas e estratégias de cancelamento virtualpt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentLinguística - FCLARpt

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