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Publicação:
O desenvolvimento da interculturalidade por meio da mídia-educação: ação com alunos do ensino médio de escola pública de Itanhandu

dc.contributor.advisorAndrelo, Roseane [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Isabella Pinto de Barros
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-10-23T18:33:49Z
dc.date.available2019-10-23T18:33:49Z
dc.date.issued2019-08-28
dc.description.abstractO presente trabalho se insere no contexto da globalização cultural e do desenvolvimento contínuo das tecnologias de informação e comunicação, que ocupam cada vez mais espaço nas sociedades modernas, mas que também apresentam paradoxos em sua igualdade de acesso e conhecimento. Nesse mesmo cenário, inserem-se as mídias, fortalecidas pelas transformações sociais, de quebras de barreiras físicas e simbólicas, processos sociais caracterizados por constantes mudanças, como os migratórios, e que têm exercido papel fundamental na formação não só de opiniões e como fonte de informação, mas como bloqueio ou passagem à resistência. Sob uma visão crítica do modelo de globalização cultural, insere-se a mídia-educação, que busca trabalhar com jovens, através de propostas de uma educação intercultural, a criticidade com os meios e a criatividade para desenvolver de maneira participativa e libertadora sua identidade enquanto cidadãos. O trabalho motivou-se a descobrir se de fato a mídia-educação enquanto metodologia de ensino pode auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos por meio de uma visão intercultural. O trabalho conta com aporte teórico-metodológico desenvolvendo as temáticas citadas e propôs o planejamento, execução e avaliação de atividades com alunos do primeiro ano ensino médio da Escola Estadual Professor Souza Nilo, da rede pública na cidade de Itanhandu, sob uma visão intercultural a respeito do agronegócio, ramo de vital importância para a realidade brasileira. A partir da análise dos resultados, verificou-se que a mídia-educação pode de fato promover o diálogo intercultural e como a comunicação tem influência sob a vida dos jovens enquanto motriz formadora de opinião.pt
dc.description.abstractThe present work fits into the context of cultural globalization and the continuous development of information and communication technologies, which occupy more and more space in modern societies, but also present paradoxes in their equal access and knowledge. In this same scenario, the media are inserted, strengthened by social transformations, the breaking of physical and symbolic barriers, social processes characterized by constant changes, such as migratory ones, which have played a fundamental role in forming not only opinions and as a source of information, but as a block or passage to resistance. Under a critical view of the model of cultural globalization, we insert media education, which seeks to work with young people, through proposals for an intercultural education, criticality with the media and creativity to develop in a participatory and liberating way their identity as citizens. The work was motivated to find out if in fact the media education as a teaching methodology can assist in the learning process of the students through an intercultural view. The work has theoretical and methodological support developing the aforementioned themes and proposed the planning, execution and evaluation of activities with students of the first year high school of the Professor Souza Nilo State School, from the public school in the city of Itanhandu, from an intercultural perspective of agribusiness, a branch of vital importance to the Brazilian reality. From the analysis of the results, it was found that media education can indeed promote intercultural dialogue and how communication influences the lives of young people as a driving force for opinion.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId001
dc.identifier.aleph000926282
dc.identifier.capes33004056081P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/190829
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMídia-educaçãopt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectEducação interculturalpt
dc.subjectAgronegóciopt
dc.subjectInterculturalidadept
dc.subjectMedia-educationen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectIntercultural educationen
dc.subjectAgribusinessen
dc.subjectInterculturalityen
dc.titleO desenvolvimento da interculturalidade por meio da mídia-educação: ação com alunos do ensino médio de escola pública de Itanhandupt
dc.title.alternativeThe development of interculturality through media education: action with Itanhandu public high school studentsen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.researchAreaGestão e Políticas da Informação e da Comunicação Midiáticapt

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