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Jogos para o trabalho com sexualidade e gênero na educação básica: mapeamento, análise e proposição de produto educacional

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Orientador

Oliveira, Rosemary Rodrigues de

Coorientador

Pós-graduação

Ensino e Processos Formativos - FCAV/FEIS/IBILCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Na atualidade, a relutância em incluir sexualidade e gênero nos currículos reflete o impasse entre duas forças opostas: de um lado, aqueles que defendem a educação sistematizada e explícita sobre esses temas e, de outro, aqueles que buscam sua remoção. Essa tensão político-ideológica potencializa práticas escolares excludentes que perpetuam a discriminação e as desigualdades, dificultando a construção de uma cultura escolar que reconheça e legitime a diversidade e a inclusão, contribuindo para a persistência de preconceitos e tabus acerca da sexualidade, reforçando a cisheteronormatividade em contextos educacionais. Diante desse cenário, é fundamental o desenvolvimento de pesquisas que subsidiem a abordagem desses temas na escola, promovendo o diálogo e combatendo a intolerância. Os jogos educativos se mostram capazes de cumprir esse papel dialógico pois, quando bem mediados, estimulam a socialização, a interação, a formação de laços de amizade e afeição, assim como a vivência em grupo e o desenvolvimento da inteligência e da personalidade, essenciais para a construção de conhecimentos e, consequentemente, desenvolvimento afetivo e cognitivo dos estudantes. Sendo assim, nossa pergunta de pesquisa foi: jogos educativos sobre sexualidade e gênero, se mostram capazes de subsidiar a compreensão da multidimensionalidade da sexualidade humana e do gênero? Assim, este estudo tem como objetivo mapear e analisar jogos que abordam temas relacionados à sexualidade e ao gênero, adotando abordagem qualitativa, descritiva, exploratória e documental. Além disso, desenvolvemos um produto educacional, um catálogo que visa apresentar as possibilidades educativas dos materiais analisados para escolas de educação básica. Para a captação dos jogos físicos e digitais e posterior registro, interpretação e análise das possibilidades didáticas em termos conceituais, procedimentais e atitudinais, bem como a identificação de problemas relacionados a erros conceituais, preconceitos e estereótipos, foram utilizados os seguintes descritores: sexualidade, gênero, identidade de gênero, diversidade sexual, educação sexual, ensino de ciências, ensino de ciências biológicas, ciências, biologia e ensino de biologia. Foram identificados um total de 86 jogos dentro das temáticas de sexualidade e gênero. Houve um detalhamento de cada jogo, apresentando seu ícone, nome, ano de lançamento, autoria, disponibilidade (físico ou digital/gratuito ou comercial), local de disponibilização (site ou loja), público-alvo por faixa etária, classificação do jogo segundo Caillois (2017), tema específico abordado e objetivos educacionais propostos. Após o mapeamento, os jogos foram analisados através de análise de conteúdo, segundo cinco categorias temáticas prévias. Por fim, é apresentado o recurso educacional aberto “Catálogo: jogos para sexualidade e gênero”, que busca auxiliar professores da educação básica na escolha de recursos pedagógicos para tratar temas como diversidade sexual, identidade de gênero, questões do universo LQBTQIAPN+, violência de gênero, abuso e violência sexual infantil, direitos sexuais e reprodutivos, métodos contraceptivos, IST, entre outros, para contribuir com uma educação sexual crítica, emancipatória e comprometida com os direitos humanos.

Resumo (inglês)

Currently, the reluctance to include sexuality and gender in curricula reflects the impasse between two opposing forces: on the one hand, those who advocate for systematic and explicit education on these topics and, on the other, those who seek to remove them. This political-ideological tension reinforces exclusionary school practices that perpetuate discrimination and inequalities, hindering the construction of a school culture that recognizes and legitimizes diversity and inclusion, contributing to the persistence of prejudices and taboos about sexuality, reinforcing cisheteronormativity in educational contexts. Given this scenario, it is essential to develop research that supports the approach to these issues in schools, promoting dialogue and combating intolerance. Educational games are capable of fulfilling this dialogical role because, when well mediated, they stimulate socialization, interaction, the formation of bonds of friendship and affection, as well as group experience and the development of intelligence and personality, which are essential for the construction of knowledge and, consequently, the affective and cognitive development of students. Therefore, our research question was: are educational games about sexuality and gender capable of supporting the understanding of the multidimensionality of human sexuality and gender? Thus, this study aims to map and analyze games that address topics related to sexuality and gender, adopting a qualitative, descriptive, exploratory, and documentary approach. In addition, we developed an educational product, a catalog that aims to present the educational possibilities of the analyzed materials for elementary schools. To collect physical and digital games and subsequently record, interpret, and analyze their didactic possibilities in conceptual, procedural, and attitudinal terms, as well as to identify problems related to conceptual errors, prejudices, and stereotypes, the following descriptors were used: sexuality, gender, gender identity, sexual diversity, sex education, science education, biological science education, science, biology, and biology education. A total of 86 games were identified within the themes of sexuality and gender. Each game was detailed, presenting its icon, name, year of release, authorship, availability (physical or digital/free or commercial), place of availability (website or store), target audience by age group, game classification according to Caillois (2017), specific theme addressed, and proposed educational objectives. After mapping, the games were analyzed through content analysis, according to five predefined thematic categories. Finally, the open educational resource "Catalog: games for sexuality and gender" is presented, which seeks to assist elementary school teachers in choosing appropriate teaching resources to address topics such as sexual diversity, gender identity, LQBTQIAPN+ issues, gender violence, child sexual abuse and violence, sexual and reproductive rights, contraceptive methods, STIs, among others, to contribute to a critical, emancipatory sex education committed to human rights.

Descrição

Palavras-chave

Educação sexual, Comportamento sexual, Jogos educativos, Sexualidade e gênero, Produtos educacionais

Idioma

Português

Citação

CANOLI, B.H.G. Jogos para o trabalho com sexualidade e gênero na educação básica: mapeamento, análise e proposição de produto educacional 2025, 357f Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Jaboticabal, 2025.

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Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
FCAV
Campus: Jaboticabal


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