Logotipo do repositório
 

Publicação:
EM TORNO DA DIFERENÇA: UMA CONFRONTAÇÃO ENTRE ADORNO E DELEUZE

dc.contributor.authorBueno, Sinésio Ferraz
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:06Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:06Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractABSTRACT:In the field of philosophy of education, there are two important and radically different approach possibilities of difference as theme. One is the thought of Adorno, thinking the difference from the point of view of negative dialectics, implying an internal critique of the reason structures. This criticism aims to induce self-reflection process on the corrosive elements of rationality, which increase regression to barbarism. Another is the thought of Deleuze, which assumes an external criticism of the reason, in particular to the universalist claims of identity. This article aims to compare and discuss the two criticism, and point out the risks and irrationalist tendencies of Deleuze’s criticism on fundamental concepts of Western philosophy.en
dc.description.abstractRESUMO: No campo da filosofia da educação há duas importantes e radicalmente distintas possibilidades de abordagem do tema da diferença. Uma é a do pensamento de Adorno, que pensa a diferença sob o ponto de vista da dialética negativa, implicando uma crítica interna das estruturas da razão. Essa crítica visa induzir a processos de autorreflexão sobre os elementos corrosivos da racionalidade, que potencializam a regressão à barbárie. Outra é a do pensamento de Deleuze, que supõe uma crítica externa à razão, em particular às pretensões universalistas da identidade. Este artigo tem o objetivo de comparar e problematizar as duas críticas, e apontar os riscos e tendências irracionalistas da crítica de Deleuze, em seus objetivos antifundacionalistas dirigidas a conceitos fundamentais da filosofia ocidental.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698164549
dc.identifier.citationEducação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 33, p. -, 2017.
dc.identifier.doi10.1590/0102-4698164549
dc.identifier.fileS0102-46982017000100149.pdf
dc.identifier.issn0102-4698
dc.identifier.scieloS0102-46982017000100149
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157598
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEducação em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectCritical Theoryen
dc.subjectTheodor Adornoen
dc.subjectPhilosophy of educationen
dc.subjectDifferenceen
dc.subjectGilles Deleuze.en
dc.subjectTeoria críticapt
dc.subjectTheodor Adornopt
dc.subjectFilosofia da educaçãopt
dc.subjectDiferençapt
dc.subjectGilles Deleuze.pt
dc.titleEM TORNO DA DIFERENÇA: UMA CONFRONTAÇÃO ENTRE ADORNO E DELEUZEpt
dc.title.alternativeAROUND THE DIFFERENCE: A CONFRONTATION BETWEEN ADORNO AND DELEUZEen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-46982017000100149.pdf
Tamanho:
625.35 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções