Logo do repositório
 

Características da formação de professores de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental com foco nos cursos de pedagogia e matemática

dc.contributor.advisorBicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]
dc.contributor.authorBaumann, Ana Paula Purcina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:52Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:52Z
dc.date.issued2009-01-13
dc.description.abstractEsta pesquisa busca investigar como os cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia apresentam seus projetos de formação de professores, a fim de atender ao Ensino Fundamental em sua primeira fase, tendo a seguinte pergunta diretriz: De que modo se apresenta o projeto de formação de professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia? O contexto escolhido para o desenvolvimento desta pesquisa foi o da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi analisado de modo constante a legislação que regulamenta a formação de professores em nosso país e especificamente a que trata sobre os cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática. Foi feita, de modo sistemático, a análise do Projeto Político-Pedagógico dos cursos focados no intuito de tecer considerações a respeito do trabalho pretendido e anunciado nesses cursos de formação de professores daquela Universidade. Buscou-se contribuir com um (re)pensar constante sobre os cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, para que estes possam formar profissionais cientes de sua importância e influência para a Educação Matemática. O trabalho foi desenvolvido assumindo os procedimentos qualitativos sob uma perspectiva fenomenológica.pt
dc.description.abstractThis essay wants to investigate like the courses of Mathematics and Pedagogy present their projects of teacher education, in order to take care of the Basic Teaching in first phase, having the following question: “How does the Formation Project of Teacher Education in the Basic Teaching present in the courses of Mathematics and Pedagogy?” The context chose for the development of this research was of the Goiás Federal University (UFG). The legislation was analyzed in constant way that regulates the teacher education in our country and specifically the one that develops on the courses of Pedagogy and Mathematics. It was made, in systematic way, the analysis of the Politician-Pedagogical Project of the courses to emphasize the intention to do considerations about the work intended and announced in these courses of teacher education of that University. We intended to contribute with one constant (re)think on the courses of Mathematics and Pedagogy, so we can form responsible professionals of importance and influence for the Mathematical Education. The work was developed assuming the qualitative procedures observing a phenomenological perspective.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent241 f. : il., tabs.
dc.identifier.aleph000579184
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.citationBAUMANN, Ana Paula Purcina. Características da formação de professores de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental com foco nos cursos de pedagogia e matemática. 2009. 241 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
dc.identifier.filebaumann_app_me_rcla.pdf
dc.identifier.lattes1432728078910527
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91072
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectEnsino - Legislaçãopt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectFormação inicial de professorespt
dc.subjectLegislação educacionalpt
dc.subjectProjeto pedagógicopt
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectInitial formation of professorsen
dc.subjectMathematics and pedagogyen
dc.subjectEducational legislationen
dc.subjectPedagogical projecten
dc.titleCaracterísticas da formação de professores de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental com foco nos cursos de pedagogia e matemáticapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1432728078910527
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos-científicospt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
baumann_app_me_rcla.pdf
Tamanho:
942.19 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format