Publicação: Importância do manejo do material combustível para a prevenção de queimadas em uma área de campo de altitude, Sudeste do Brasil
Carregando...
Arquivos
Data
2023-11-06
Autores
Orientador
Massi, Klécia Gili 

Coorientador
Negri, Rogério Galante 

Pós-graduação
Curso de graduação
São José dos Campos - ICT - Engenharia Ambiental
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O fogo é considerado um fator ecológico importante em diversos ecossistemas campestres. Os campos de altitude possuem características que viabilizam a passagem do fogo como a grande quantidade de biomassa vegetal acima do solo. Desta forma, o objetivo deste estudo foi quantificar o acúmulo de biomassa por meio do uso de sensoriamento remoto e de coletas destrutivas, em uma área de campo de altitude localizado na Serra Fina, região da APA Federal da Serra da Mantiqueira, sudeste do Brasil, antes de um evento de fogo ocorrido em 2020, e discutir a susceptibilidade da área e o manejo para prevenir eventos futuros de queima. Os resultados indicaram que os índices espectrais não se mostraram diretamente significativos para prever eventos de queimadas, a partir dos dados de biomassa. Em comparação com os outros ecossistemas e tempos após o incêndio, o campo de altitude na Serra Fina apresentou uma biomassa mais alta em menor período de tempo, indicando uma rápida recuperação pós-fogo e riscos elevados de novos incêndios. Assim, o alto acúmulo de material observado na área de estudo em apenas três anos recomenda que sejam utilizadas estratégias para gerenciar esse material. Várias áreas protegidas com ecossistemas campestres têm adotado o manejo integrado do fogo, com o uso de queimas prescritas e controladas, para gerenciar o material combustível e prevenir queimadas de maiores proporções.
Resumo (português)
Fire is considered an important ecological factor in several grassland ecosystems. High-altitude grasslands have characteristics that enable fire occurrence, such as the large amount of plant biomass above the ground. Therefore, the objective of this study was to quantify biomass accumulation through remote sensing and destructive collections, in a high altitude grassland site located in Serra Fina, APA Federal da Serra da Mantiqueira, southeastern Brazil, before a fire event that occurred in 2020, and discuss susceptibility and management to prevent future fire events. The results indicated that spectral indices were not directly significant for predicting fire events, based on biomass data. Compared to other ecosystems and times after fire, the high-altitude grasslands in Serra Fina showed a higher biomass in a shorter period of time, indicating a rapid post-fire recovery and high risks of new fires. Thus, the high accumulation of material observed in the study area in only three years recommends strategies to be used to manage this material. Several protected areas with grassland ecosystems have adopted integrated fire management, using prescribed and controlled burning, to manage combustible material and prevent larger fires.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
NUNES, Nicole Christine Claro. Importância do manejo do material combustível para a prevenção de queimadas em uma área de campo de altitude, Sudeste do Brasil. Orientador: Klécia Gili Massi. 2023. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, São José dos Campos, 2023. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/.