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18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo 3 a 6 de Novembro de 2020

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Editor

SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Este artigo busca compreender o fenômeno batizado de “perijornalismo” – narrativas não jornalísticas que se apropriam da arquitetura noticiosa para produzir relatos enganosos – a partir de suas manifestações em produtos digitais enquadrados como disseminadores de “fake news” no relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que avalia o tema no Congresso Nacional. Para tanto, serão levantadas referências ao jornalismo profissional presentes na estrutura narrativa e da arquitetura textual desses produtos, a partir da criação de uma checklist de elementos jornalísticos. A hipótese é a de que, apesar de deslegitimar o trabalho do jornalismo profissional, tais produções não prescindem do protocolo básico de apresentação da notícia, o que significaria a admissão de que o jornalismo possui uma chancela de credibilidade na forma como se apresenta ao público.

Descrição

Palavras-chave

Fake news, Jornalismo, Notícias falsas

Idioma

Português

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