Fatores associados ao não desempenho de Competências em Saúde Sexual e Reprodutiva por concluintes de Curso de Graduação em Enfermagem
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Data
Autores
Orientador
Duarte, Marli Teresinha Cassamassimo 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Botucatu - FMB - Enfermagem
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Introdução: a saúde sexual e reprodutiva (SSR) abrange o direito das pessoas de desfrutar de uma vida sexual satisfatória, livre de coações, discriminação, violências e a liberdade para decidir sobre a concepção e contracepção, exigindo dos profissionais de saúde um rol competências para o cuidado integral nessa área. A literatura é escassa quanto a estudos que analisaram o preparo dos estudantes de enfermagem frente a essa temática, e não foram encontrados estudos que abordassem o desempenho de competências em SSR por estudantes de enfermagem, justificando a presente investigação. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o desempenho das Competências Transversais em Saúde Sexual e Reprodutiva na Atenção Primária à Saúde e identificar os fatores associados ao não desempenho dessas competências, na perspectiva de estudantes de graduação em enfermagem. Método: estudo transversal, descritivo e analítico, desenvolvido junto a um curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública paulista, recorte de pesquisa mais ampla. A população foi composta pelo conjunto dos estudantes concluintes do curso de graduação em Enfermagem, das turmas de 2023 (n=30), 2024 (n=29) e 2025 (n=23). A coleta de dados foi realizada por meio de instrumento auto preenchível que incluiu: variáveis sociodemográficas, percepção do estudante sobre dedicação à graduação, Escala da Motivação para Aprender para Universitários (EMA-U), rastreio de transtorno mental comum (TMC) por meio do Self Reporting Questionnaire (SRQ-20), ter recebido preparo e ter desempenhado o rol de Competências Transversais em Saúde Sexual e Reprodutiva na Atenção Primária à Saúde proposto por Telo & Witt (2018), composto por quatro domínios: Domínios: I - “Ética e Princípios Profissionais”, II - “Liderança e Gestão”, III - “Trabalho com a Comunidade, Saúde e Educação, Aconselhamento e Avaliação” e IV - “Provisão do Cuidado”, abrangendo 32 competências. Foram criados os escores de recebimento de preparo e escores de não desempenho das competências em SSR na APS, calculados pela somatória de recebimento de preparo e não desempenho das competências respectivamente, para cada estudante. Além do estudo estatístico descritivo dessa variáveis, foram analisados os fatores associados ao desfecho escore de não desempenho das competências, mediante regressão linear simples e múltipla com resposta Normal em que se considerou estatisticamente significativas as variáveis com p <0,05. O projeto mãe foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Local (Parecer: 6.175.408). Resultados: dentre os 82 participantes, predominaram os concluintes do sexo feminino (89,0%), autodeclarados brancos (75,6%), na faixa etária de 20-25 anos (87,8%) e que realizaram ensino médio em escola pública (56,1%); 22,0% referiram dedicação à graduação “regular ou ruim”. 100,0% dos participantes apontaram que realizavam as competências dos Domínios I e II. As competências menos realizadas do Domínio III foram: “Conhece os marcos referencias políticos e legais, nacionais e internacionais sobre os direitos na SSR” (13,4%) e “Apresenta capacidade de atuar com resolutividade frente às disfunções sexuais masculinas e femininas” (11,0%) e do Domínio IV foi “Provê aconselhamento e encaminhamento dos casos de violência sexual” (11,0%). Os fatores associados ao escore de não desempenho das competências em SSR foram: sexo masculino [βaj= -0,47(-0,85 – -0,08); p=0,017; percepção regular ou ruim sobre a dedicação à graduação [βaj=-0,72(-1,24 – -0,20); p=0,06] e escore de recebimento de preparo para as competências em SSR durante a graduação [βaj=-0,16(-0,31 – -0,00); p=0,045. Conclusão: o estudo demostrou que a escola em questão vem formando bem seus estudantes para o desempenho das competências em SSR. Porém, há necessidade de revisão de seu currículo quanto ao ensino sobre marcos referencias políticos e leais, nacionais e internacionais sobre direitos na SSR, disfunções sexuais masculinas e femininas e abordagem dos casos de violência sexual.
Descrição
Palavras-chave
Saúde sexual e reprodutiva, Competência profissional, Formação profissional, Enfermagem
Idioma
Português
Citação
MORAES, Ana Clara Jennings. Fatores associados ao não desempenho de competências em saúde sexual e reprodutiva por concluintes de curso de graduação em enfermagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem), Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, 2025

