Sentimentos de medo e vergonha na educação física escolar: uma revisão bibliográfica
dc.contributor.advisor | Machado, Afonso Antonio [UNESP] | |
dc.contributor.author | Lima, Wilton Keniel [UNESP] | |
dc.contributor.coadvisor | Oliveira, Bruna Feitosa de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T22:15:22Z | |
dc.date.issued | 2025-06-05 | |
dc.description.abstract | O ambiente escolar, em especial as aulas de Educação Física, consiste em um espaço dinâmico que pode despertar uma série de sentimentos, como o medo e a vergonha, que podem interferir na evasão de alunos nas aulas práticas, bem como uma consequente baixa prática de atividade física nos anos subsequentes. Por este motivo, este trabalho teve como objetivo analisar como os sentimentos de medo e vergonha se manifestam no contexto da Educação Física escolar e seus impactos na participação das aulas. Como metodologia adotou-se a revisão bibliográfica, a fim de identificar o que estudos prévios já haviam investigado sobre o tema. Os trabalhos revisados evidenciaram que essas emoções estiveram fortemente associadas à exposição do corpo, à avaliação de desempenho e ao julgamento social entre os pares, fatores comuns nas aulas dessa disciplina. Fatores como bullying, estigma corporal e influência da mídia foram destacados como elementos que intensificaram esses sentimentos, contribuindo para o afastamento dos alunos das atividades físicas. Foram discutidas diferentes manifestações da vergonha física, moral e social e sua relação com o medo, entendidas como mecanismos de defesa frente à possibilidade de rejeição ou humilhação. Casos de bullying, inclusive no ambiente digital (cyberbullying), revelaram-se frequentes, afetando principalmente alunos com corpos fora do padrão ou com menor habilidade esportiva. Em contrapartida, práticas pedagógicas inclusivas mostraram-se eficazes na superação desses obstáculos, promovendo maior participação, acolhimento e segurança emocional nas aulas. Conclui-se que o reconhecimento das emoções e a adoção de estratégias pedagógicas sensíveis às necessidades dos alunos são fundamentais para tornar a Educação Física escolar um espaço mais democrático e formativo. | pt |
dc.description.abstract | The school environment, especially Physical Education classes, is a dynamic space that can arouse a series of feelings, such as fear and shame, which can interfere with students dropping out of practical classes, and a consequent low level of physical activity in subsequent years. For this reason, this study aimed to analyze how feelings of fear and shame manifest themselves in the context of school Physical Education and their impact on class participation. The methodology adopted was a literature review, in order to identify what previous studies had already investigated on the subject. The studies reviewed showed that these emotions were strongly associated with the exposure of the body, performance evaluation, and social judgment among peers, which are common factors in PE classes. Factors such as bullying, body stigma, and the influence of the media were highlighted as elements that intensified these feelings, contributing to students withdrawing from physical activities. Different manifestations of physical, moral, and social shame and their relationship with fear were discussed, understood as defense mechanisms against rejection or humiliation. Cases of bullying, including in the digital environment (cyberbullying), proved to be frequent, mainly affecting students with non-standard bodies or lesser sporting ability. On the other hand, inclusive pedagogical practices proved to be effective in overcoming these obstacles, promoting greater participation, acceptance and emotional security in classes. We conclude that recognizing emotions and adopting pedagogical strategies that are sensitive to students' needs are fundamental to making school Physical Education a more democratic and formative space. | en |
dc.identifier.lattes | 9392787265323006 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/311935 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Educação física escolar | pt |
dc.subject | Medo | pt |
dc.subject | Vergonha | pt |
dc.subject | School physical education | pt |
dc.subject | Fear | en |
dc.subject | Shame | en |
dc.subject | Inclusion | en |
dc.subject | Bullying | en |
dc.subject | Bullying | en |
dc.title | Sentimentos de medo e vergonha na educação física escolar: uma revisão bibliográfica | pt |
dc.title.alternative | Feelings of fear and shame in physical education classes: a bibliographic review | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isAuthorOfPublication | de5ae095-0c54-43a4-94d2-89fa713d107c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | de5ae095-0c54-43a4-94d2-89fa713d107c | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.examinationboard.type | Meu trabalho não apresentou defesa | pt |
unesp.undergraduate | Rio Claro - IB - Educação Física | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- lima_wk_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 307.66 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- lima_wk_autorizacao_rcla.pdf
- Tamanho:
- 136.37 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: