Publicação: A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial
dc.contributor.advisor | Mialhe, Jorge Luís [UNESP] | |
dc.contributor.author | Pereira, Mayara Gisele [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-09-19T17:27:32Z | |
dc.date.available | 2018-09-19T17:27:32Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Entre 1937 e 1945 aconteceram no Brasil e na Espanha, semelhantes tipos de governos totalitários de inspiração fascista. No Brasil, governado por Getúlio Vargas, é instalado o Estado Novo, exercendo a censura e a repressão aos seus adversários e soterrando os fundamentos da democracia liberal. Na Espanha, a partir da tomada do poder por Francisco Franco e o início do franquismo, a censura e a repressão também acontecem. Países que passaram pelo regime totalitário possuem características em comum como o esfacelamento dos direitos e garantias individuais, o controle do Estado sobre a economia e uma educação moldada de acordo com os objetivos e a ideologia do governante. A escola foi, no período estudado, mais que em nenhum outro momento, um aparato ideológico a serviço do Estado. Depois da guerra civil espanhola e do golpe varguista, a escola se converteu, definitivamente, em um poderoso instrumento utilizado para formar as crianças e os jovens conforme os princípios que convinham aos seus respectivos regimes. A escola tornou-se, principalmente, um meio de legitimação das ditaduras estabelecidas no Brasil e na Espanha. A educação, meio importante para a disseminação política ideológica é o núcleo do trabalho apresentado. A propaganda, a Igreja Católica e o Exército fizeram parte da educação no período e foram utilizados como meios e canais institucionais de intervenção e controle do Estado. Em ambos os países observou-se uma formação distinta entre os sexos, a religião presente em livros didáticos e o Exército elaborando as aulas de Educação Física. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e de natureza qualitativa, tem como objetivo comparar, no período de 1937 a 1945, o ensino primário em dois países que na mesma época estavam passando por regimes totalitários. O estudo tornou-se relevante ao comparar as formas de utilização da escola como um aparelho ideológico do Estado... | pt |
dc.format.extent | 62 f. | |
dc.identifier.aleph | 000898330 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Mayara Gisele. A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial. 2017. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-05-17/000898330.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/156480 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Educação e Estado - História | pt |
dc.subject | Educação - Brasil - 1937-1945 | pt |
dc.subject | Educação - Espanha - 1937-1945 | pt |
dc.subject | Franquismo | pt |
dc.subject | Totalitarismo | pt |
dc.subject | Ditadura | pt |
dc.subject | Ensino primário | pt |
dc.subject | Escolas | pt |
dc.subject | Brasil - Historia - Estado Novo - 1937-1945 | pt |
dc.title | A educação no Estado Novo e no Franquismo: uma discussão inicial | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1