Publicação: O discurso da tradição presente na obra Poética Modernista de Guilherme de Almeida
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Orientador
Busato, Susanna 

Coorientador
Pós-graduação
Letras - IBILCE 33004153015P2
Curso de graduação
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa pretende estudar a obra poética de Guilherme de Almeida a fim de identificar como o poeta se situa no tempo, como sua poesia se traduz na estética modernista. Assim, será necessária a investigação e o estudo dos modos como o sujeito lírico constrói sua visão de mundo nos poemas, bem como os temas que explora e sua conexão com o tempo e o espaço. Serão estudadas as obras Meu (1922) e Raça (1925), a fim de perceber a maneira como o poeta expressou o “seu modernismo” e a “sua poesia”. A obra poética de Guilherme de Almeida, anterior a 1922, caracteriza-se pela intensa influência do parnasianismo e do simbolismo, correntes literárias predominantes no Brasil durante o final do século XIX e começo do século XX. Em sua primeira obra Nós (1917), por exemplo, a lírica do autor é marcada pela temática crepuscular, cara ao simbolismo, e pelas rígidas formas fixas - sobretudo o soneto - priorizadas pelo parnasianismo. A partir de seu engajamento na Semana de Arte Moderna de 1922, sua poesia assume dicção modernista, embora conjugada a certo tom simbolista e à fixidez formal parnasiana. Vale lembrar que o virtuosismo técnico de Guilherme de Almeida é uma das características mais marcantes de sua obra, como ressaltam os críticos Sérgio Milliet (1952) e Alfredo Bosi (1970). Esta pesquisa irá investigar como está colocada a perspectiva de continuidade do discurso da tradição dentro da obra poética Modernista de Guilherme de Almeida e a maneira como sua obra modernista transita para uma poesia de entre-lugar.
Resumo (inglês)
This research aims to study the poetic work of Guilherme de Almeida in order to identify how the poet situates himself in time, how his poetry translates into modernist aesthetics. Thus, it will be necessary to investigate and study the ways in which the lyrical subject constructs his worldview in the poems, as well as the themes he explores and their connection with time and space. The works Meu (1922) and Raça (1925) will be studied, in order to understand the way in which the poet expresses “his modernism” and “his poetry”. Guilherme de Almeida's poetic work, prior to 1922, is characterized by the intense influence of Parnassianism and symbolism, literary currents predominant in Brazil during the late 19th century and early 20th century. In his first work Nós (1917), for example, the author's lyrics are marked by the twilight theme, dear to symbolism, and by the rigid fixed forms - especially the sonnet - prioritized by Parnassianism. From his involvement in the Modern Art Week of 1922, his poetry took on a modernist diction, although combined with a certain symbolist tone and Parnassian formal fixity. It is worth remembering that Guilherme de Almeida's technical virtuosity is one of the most striking characteristics of his work, as highlighted by critics Sérgio Milliet (1952) and Alfredo Bosi (1970). This research will investigate how the perspective of continuity of the discourse of tradition is placed within the Modernist poetic work of Guilherme de Almeida and the way in which his modernist work transitions to a poetry of in-between.
Descrição
Palavras-chave
Guilherme de Almeida, Modernismo, Poesia, Tradição, Entre-lugar, Modernism, Poetry, Tradition, Between-place
Idioma
Português
Como citar
RIOS, Marlúcia Alves. O discurso da tradição presente na obra Poética Modernista de Guilherme de Almeida. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras ) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024.