Publicação: O ensino das atividades circenses nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental anos iniciais: uma proposição teórica
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Data
Autores
Orientador
Ferreira, Lilian Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Educação Física
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O circo é um produto cultural da sociedade, sendo assim, as atividades circenses constituem conteúdo legítimo da Educação Física escolar. Nas últimas duas décadas, observa-se um crescimento significativo na inclusão das atividades circenses como parte do currículo escolar, entretanto há poucos estudos na área que propõem uma organização pedagógica deste conteúdo para os anos iniciais do ensino fundamental. Partindo dessas considerações, este trabalho teve como objetivo elaborar e apresentar uma proposição teórica para o ensino das atividades circenses para as aulas de Educação Física junto aos anos iniciais, com base nas produções sobre o campo e na correlação com o Currículo Municipal de Bauru, especificamente a parte da Educação Física. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, de natureza teórica e propositiva. A proposta dividiu as modalidades circenses conforme os objetivos gerais de cada ciclo do Currículo Municipal de Bauru, estruturando-as por temas e subtemas específicos para cada ano escolar. Além disso, foi produzido um quadro com sugestões de atividades para servirem de apoio para o planejamento do docente. O estudo reforça a relevância dessa prática para o enriquecimento do currículo escolar, ressaltando a necessidade de oferecer mais investimento, formação e suporte aos professores que buscam explorar essa área em suas práticas educativas. Espera-se que esta pesquisa contribua significativamente para futuros estudos e aprofundamento das sistematizações do ensino das atividades circenses.
Resumo (inglês)
Circus is a cultural product of society, making circus activities a legitimate content for Physical Education in schools. Over the past two decades, there has been significant growth in the inclusion of circus activities as part of the school curriculum; however, there are still few studies in the field that propose a pedagogical organization of this content. Based on these considerations, this study aimed to develop and present a theoretical proposal for teaching circus activities in Physical Education classes for the early years of elementary school, grounded in existing literature on the subject and in correlation with the Municipal Curriculum of Bauru, specifically the Physical Education component. This research follows a qualitative, theoretical, and propositional approach. The proposal categorizes circus modalities according to the general objectives of each cycle of the Bauru Municipal Curriculum, organizing them into specific themes and subthemes for each school year. Additionally, a table of suggested activities was developed to support teachers in their planning. This study highlights the importance of this practice in enriching the school curriculum, emphasizing the need for greater investment, training, and support for teachers who wish to explore this area in their educational practices. It is hoped that this research will significantly contribute to future studies and the further systematization of circus activity teaching.
Descrição
Palavras-chave
Educação Física, Atividade circense, Circo, Proposta, Curriculo, Physical education, Circus activity, Circus, Curriculum
Idioma
Português
Como citar
BUENO, Anna Bárbara. O ensino das atividades circenses nas aulas de Educação Física na Ensino Fundamental anos iniciais: uma proposição teórica. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.